Outbound Marketing: Saiba como aplicar na sua empresa

 

Você já deve saber que, no objetivo de vender, o marketing deve vir na frente, fazendo o trabalho de promoção e apresentação para o mercado, relacionamento com seus contatos e também começar a prospecção com seus leads. Para isso, existem diferentes atividades, técnicas e ferramentas que podem ser acionadas dentro de uma estratégia de marketing. O Outbound Marketing, que vamos detalhar melhor nos próximos tópicos, é uma das possíveis estratégias de marketing que sua empresa pode utilizar.

Continue lendo para entender o que é o Outbound, como ele foi atualizado com o ambiente digital e suas novas possibilidades e também como você pode incluir esta estratégia nas operações da sua empresa. Vamos aos tópicos!

O que é o Outbound Marketing?

Resumidamente, o Outbound Marketing é a estratégia de prospecção ativa de leads com pesquisa e contato direto com estes perfis. Muitos dizem que este é um formato tradicional, saturado pela interrupção e pelo pouco contexto e efetividade junto ao mercado. Porém, com as ferramentas digitais e com novos conceitos e orientações para os vendedores, o Outbound também é uma estratégia viável e aliada ao Marketing Digital.

O outbound, então, utiliza os anúncios (mídia paga), o envio de e-mails, as ligações, flyers e outdoors e ainda a prospecção ativa de empresas, sendo uma solução muito valiosa para negócios B2B. Atividades e métodos do Outbound Marketing são aplicáveis em qualquer tipo de negócio, conforme descreveremos a seguir.  

Processos do Outbound Marketing

Tudo começa com o entendimento sobre o ICP, Ideal Customer Profile (perfil de cliente ideal). Ao definir quais são os pontos em comum entre seus clientes e os parâmetros que identificam aqueles mais prováveis para fechar uma compra, entra a tarefa de fazer a pesquisa por leads dentro do perfil. Isto é feito consultando ferramentas com base de dados e filtros, redes sociais, sua própria base de clientes e também outros canais que podem levantar os perfis e validar suas informações para então montar sua lista para prospecção.

O próximo passo, então, é programar seus contatos de prospecção. É possível utilizar as cadências de vendas, utilizando e-mail, contatos nas redes sociais e também as ligações. Parte destas ações pode ser automatizada, o que ajuda no trabalho do marketing e dos vendedores. 

Como aplicar as estratégias de Outbound

Comece definindo o ICP que apresentamos acima. Liste seu orçamento, principais necessidades alinhadas às suas soluções e outras informações. Nas vendas B2B, é necessário considerar porte da empresa, número de funcionários, ferramentas e processos já utilizados, entre outras questões. Isso vai dar apoio na configuração das plataformas que farão a pesquisa de leads e checagem dos prospects para elaborar abordagens mais atrativas. É recomendável investir também em uma solução de CRM (Customer Relationship Management) e em ferramentas que programem os fluxos de contato com os leads.

Considere que o Outbound faz o contato direto com leads que, muito provavelmente, ainda não conhecem o negócio e nem suas soluções. Ter um bom preparo ajuda a formular o discurso de vendas e a customizar a oferta para cada negociação.

Porém, tudo isto vai depender do alinhamento de diversos processos e cargos dentro do seu negócio. Todo o trabalho de marketing, seja qual for a estratégia priorizada, deve estar alinhado com o time de vendas, o que vai exigir uma boa comunicação, algumas adaptações e também a adoção de ferramentas eficientes e integradas. Leia também sobre como preparar seus vendedores para trabalhar com as estratégias de Outbound Marketing.

RESUMINDO

leia também

maio 10, 2021

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?   Depois que […]
maio 7, 2021

Dicas de como elaborar um relatório de vendas

Dicas de como elaborar um relatório de vendas Você sabe o que é um relatório […]
maio 5, 2021
Leads pré-qualificados

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia   Empresas que contam com alguma estratégia […]
maio 3, 2021
Big Data nas empresas

Mitos e verdades sobre Big Data nas empresas

Grandes, médias e até mesmo pequenas empresas, em algum momento, terão de colocar o tema […]