Outbound Marketing: Saiba como aplicar na sua empresa

 

Você já deve saber que, no objetivo de vender, o marketing deve vir na frente, fazendo o trabalho de promoção e apresentação para o mercado, relacionamento com seus contatos e também começar a prospecção com seus leads. Para isso, existem diferentes atividades, técnicas e ferramentas que podem ser acionadas dentro de uma estratégia de marketing. O Outbound Marketing, que vamos detalhar melhor nos próximos tópicos, é uma das possíveis estratégias de marketing que sua empresa pode utilizar.

Continue lendo para entender o que é o Outbound, como ele foi atualizado com o ambiente digital e suas novas possibilidades e também como você pode incluir esta estratégia nas operações da sua empresa. Vamos aos tópicos!

O que é o Outbound Marketing?

Resumidamente, o Outbound Marketing é a estratégia de prospecção ativa de leads com pesquisa e contato direto com estes perfis. Muitos dizem que este é um formato tradicional, saturado pela interrupção e pelo pouco contexto e efetividade junto ao mercado. Porém, com as ferramentas digitais e com novos conceitos e orientações para os vendedores, o Outbound também é uma estratégia viável e aliada ao Marketing Digital.

O outbound, então, utiliza os anúncios (mídia paga), o envio de e-mails, as ligações, flyers e outdoors e ainda a prospecção ativa de empresas, sendo uma solução muito valiosa para negócios B2B. Atividades e métodos do Outbound Marketing são aplicáveis em qualquer tipo de negócio, conforme descreveremos a seguir.  

Processos do Outbound Marketing

Tudo começa com o entendimento sobre o ICP, Ideal Customer Profile (perfil de cliente ideal). Ao definir quais são os pontos em comum entre seus clientes e os parâmetros que identificam aqueles mais prováveis para fechar uma compra, entra a tarefa de fazer a pesquisa por leads dentro do perfil. Isto é feito consultando ferramentas com base de dados e filtros, redes sociais, sua própria base de clientes e também outros canais que podem levantar os perfis e validar suas informações para então montar sua lista para prospecção.

O próximo passo, então, é programar seus contatos de prospecção. É possível utilizar as cadências de vendas, utilizando e-mail, contatos nas redes sociais e também as ligações. Parte destas ações pode ser automatizada, o que ajuda no trabalho do marketing e dos vendedores. 

Como aplicar as estratégias de Outbound

Comece definindo o ICP que apresentamos acima. Liste seu orçamento, principais necessidades alinhadas às suas soluções e outras informações. Nas vendas B2B, é necessário considerar porte da empresa, número de funcionários, ferramentas e processos já utilizados, entre outras questões. Isso vai dar apoio na configuração das plataformas que farão a pesquisa de leads e checagem dos prospects para elaborar abordagens mais atrativas. É recomendável investir também em uma solução de CRM (Customer Relationship Management) e em ferramentas que programem os fluxos de contato com os leads.

Considere que o Outbound faz o contato direto com leads que, muito provavelmente, ainda não conhecem o negócio e nem suas soluções. Ter um bom preparo ajuda a formular o discurso de vendas e a customizar a oferta para cada negociação.

Porém, tudo isto vai depender do alinhamento de diversos processos e cargos dentro do seu negócio. Todo o trabalho de marketing, seja qual for a estratégia priorizada, deve estar alinhado com o time de vendas, o que vai exigir uma boa comunicação, algumas adaptações e também a adoção de ferramentas eficientes e integradas. Leia também sobre como preparar seus vendedores para trabalhar com as estratégias de Outbound Marketing.

RESUMINDO

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