O que é Business Intelligence?
Embora pareça óbvio que esta questão já seja conhecida e superada, muitas empresas ainda trabalham confiando em achismos e em impressões enviesadas, pessoais e antiquadas. Principalmente nos negócios mais tradicionais, essa é uma visão muito comum e que acaba por atrasar e prejudicar as operações da empresa. Mas é claro que quando novas empresas surgem e as mais antigas se atualizam, existe um apoio muito maior na tecnologia e todas suas possibilidades.
Business Intelligence é um conceito e também uma prática disponível para que as empresas conheçam melhor seu mercado, as próprias ações internas, seu público e outros tantos pontos a partir da análise de dados. O chamado BI, conforme descreveremos em mais detalhes nos próximos tópicos, se torna cada vez mais importante e também mais acessível a muitos negócios.
Continue lendo para entender o que é Business Intelligence e como sua empresa pode inserir estes conhecimentos em suas operações.
Por que “Inteligência de Negócios”?
Business Intelligence é traduzido do inglês para inteligência de negócios, sendo referido também como inteligência empresarial. Tudo converge para explicar o que é BI: a utilização da tecnologia para coleta, análise e interpretação de dados em informações relevantes para a tomada de decisão e planejamentos de uma empresa.
Lembra que mencionamos o problema em trabalhar com achismos e decisões individuais? Os dados entram em cena justamente para fundamentar pesquisas e validar tarefas e estratégias, desde a criação de um novo produto, em qualquer etapa da expansão de mercado e até mesmo para controlar processos internos e criar metas.
Com as empresas e os consumidores migrando para o ambiente digital, as fontes de dados estão cada vez mais detalhadas, ricas e também diversas. Quando estamos nas redes sociais, fazemos uma compra ou realizamos qualquer tipo de cadastro, deixamos dados para trás. Com as ferramentas certas – e de forma ética, considerando principalmente as novas leis de proteção de dados e da privacidade – as empresas conseguem consultar todos estes valores e extrair insights de mercado para aprimorar seu negócio.
Existem cargos relacionados ao BI, principalmente entre gestores e setores comerciais e operacionais, mas os ensinamentos desta prática se estendem a todos departamentos de uma empresa.
Benefícios do Business Intelligence
Já citamos algumas vantagens de adotar o BI, porém deixamos também uma lista rápida de benefícios comuns às empresas que trabalham com ferramentas e processos de inteligência.
- Melhor entendimento do mercado e concorrência;
- Vantagem competitiva;
- Assertividade nas tomadas de decisão;
- Otimização de processos internos;
- Previsibilidade nos resultados;
- Aumento de produtividade;
- Aumento da receita;
- Melhor relacionamento com públicos internos e externos;
- Identificação de falhas;
- Redução de custos;
- Melhor gestão de riscos;
- Alinhamento de departamentos (marketing, vendas, logística, etc.)
Ferramentas de BI
Como o BI se estende a muitos departamentos de uma empresa, existem também múltiplas ferramentas que dão apoio a este trabalho. São exemplos, específicos ao marketing e as vendas, as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), de automação, de Analytics para seu site e também as de prospecção ativa.
Existem também plataformas e softwares próprios para análises do mercado, seja de outras empresas ou de consumidores. Elas permitem o mapeamento e também a segmentação de localidades, obtendo informações sobre o público e outros dados relevantes para o planejamento estratégico.
Ferramentas de BI também ajudam no compliance e na gestão de risco, principalmente mapeando processos internos e com o background check de fornecedores, clientes e funcionários. Além da coleta, filtragem e análise de dados, é necessário que as ferramentas disponibilizem também relatórios e dashboards que auxiliem na interpretação das informações.
Esperamos que este artigo tenha apresentado o Business Intelligence e como ele pode ser implementado em sua empresa. Aproveite o tema para conhecer também o termo data driven e sua aplicação no Marketing.
RESUMINDO
para sua empresa