O que é Business Intelligence?

 

Embora pareça óbvio que esta questão já seja conhecida e superada, muitas empresas ainda trabalham confiando em achismos e em impressões enviesadas, pessoais e antiquadas. Principalmente nos negócios mais tradicionais, essa é uma visão muito comum e que acaba por atrasar e prejudicar as operações da empresa. Mas é claro que quando novas empresas surgem e as mais antigas se atualizam, existe um apoio muito maior na tecnologia e todas suas possibilidades.

Business Intelligence é um conceito e também uma prática disponível para que as empresas conheçam melhor seu mercado, as próprias ações internas, seu público e outros tantos pontos a partir da análise de dados. O chamado BI, conforme descreveremos em mais detalhes nos próximos tópicos, se torna cada vez mais importante e também mais acessível a muitos negócios. 

Continue lendo para entender o que é Business Intelligence e como sua empresa pode inserir estes conhecimentos em suas operações.

Por que “Inteligência de Negócios”?

Business Intelligence é traduzido do inglês para inteligência de negócios, sendo referido também como inteligência empresarial. Tudo converge para explicar o que é BI: a utilização da tecnologia para coleta, análise e interpretação de dados em informações relevantes para a tomada de decisão e planejamentos de uma empresa.

Lembra que mencionamos o problema em trabalhar com achismos e decisões individuais? Os dados entram em cena justamente para fundamentar pesquisas e validar tarefas e estratégias, desde a criação de um novo produto, em qualquer etapa da expansão de mercado e até mesmo para controlar processos internos e criar metas.

Com as empresas e os consumidores migrando para o ambiente digital, as fontes de dados estão cada vez mais detalhadas, ricas e também diversas. Quando estamos nas redes sociais, fazemos uma compra ou realizamos qualquer tipo de cadastro, deixamos dados para trás. Com as ferramentas certas – e de forma ética, considerando principalmente as novas leis de proteção de dados e da privacidade – as empresas conseguem consultar todos estes valores e extrair insights de mercado para aprimorar seu negócio.

Existem cargos relacionados ao BI, principalmente entre gestores e setores comerciais e operacionais, mas os ensinamentos desta prática se estendem a todos departamentos de uma empresa.

Benefícios do Business Intelligence 

Já citamos algumas vantagens de adotar o BI, porém deixamos também uma lista rápida de benefícios comuns às empresas que trabalham com ferramentas e processos de inteligência.

  • Melhor entendimento do mercado e concorrência;
  • Vantagem competitiva;
  • Assertividade nas tomadas de decisão;
  • Otimização de processos internos;
  • Previsibilidade nos resultados;
  • Aumento de produtividade;
  • Aumento da receita;
  • Melhor relacionamento com públicos internos e externos;
  • Identificação de falhas;
  • Redução de custos;
  • Melhor gestão de riscos;
  • Alinhamento de departamentos (marketing, vendas, logística, etc.)

Ferramentas de BI

Como o BI se estende a muitos departamentos de uma empresa, existem também múltiplas ferramentas que dão apoio a este trabalho. São exemplos, específicos ao marketing e as vendas, as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), de automação, de Analytics para seu site e também as de prospecção ativa.

Existem também plataformas e softwares próprios para análises do mercado, seja de outras empresas ou de consumidores. Elas permitem o mapeamento e também a segmentação de localidades, obtendo informações sobre o público e outros dados relevantes para o planejamento estratégico. 

Ferramentas de BI também ajudam no compliance e na gestão de risco, principalmente mapeando processos internos e com o background check de fornecedores, clientes e funcionários. Além da coleta, filtragem e análise de dados, é necessário que as ferramentas disponibilizem também relatórios e dashboards que auxiliem na interpretação das informações.

Esperamos que este artigo tenha apresentado o Business Intelligence e como ele pode ser implementado em sua empresa. Aproveite o tema para conhecer também o termo data driven e sua aplicação no Marketing.

RESUMINDO

leia também

janeiro 15, 2021

Entenda o Custo de Aquisição de Clientes e saiba como melhorar essa métrica

  Entenda o Custo de Aquisição de Clientes e saiba como melhorar essa métrica   […]
janeiro 13, 2021

Por que definir um nicho de mercado para sua empresa

Por que definir um nicho de mercado para sua empresa   Quem quer começar um […]
janeiro 11, 2021

Somente 3% do mercado busca uma solução: entenda a Pirâmide de Chet Holmes

Somente 3% do mercado busca uma solução: entenda a Pirâmide de Chet Holmes   Conquistar […]
janeiro 8, 2021

KYP, KYC e KYE: conheça estes procedimentos de compliance

KYP, KYC e KYE: conheça estes procedimentos de compliance   Garantir a conformidade dos processos […]