É cada vez mais comum no mercado brasileiro a mentalidade alinhada com a necessidade de operar dentro da legalidade e também de padrões éticos. O programa de compliance, neste cenário, é um elemento construído e implementado internamente para garantir a conformidade e também alinhar todos departamentos, colaboradores e fornecedores de uma empresa.
As chamadas pequenas e médias empresas, PMEs, ao contrário do que pode parecer, também colhem muitos benefícios ao adotar um programa de compliance. Mas é claro que, considerando setor e tamanho da empresa, existem as devidas adaptações necessárias para criar o departamento, definir as políticas, contratar analistas e também as ferramentas de compliance.
Então, como uma PME pode implementar o programa de compliance? Confira as principais dicas a seguir.
Muito provavelmente, a cultura da empresa exista mas não seja algo documentado e amplamente difundido. Em uma PME, considerando que sua equipe é menor, fica mais fácil definir este ponto e alinhá-lo internamente.
A chamada Cultura Organizacional é o conjunto de valores, posicionamento, visão e missão de uma empresa. Estes pontos funcionam como uma orientação para toda a atuação do negócio, além de ditar como sãos os relacionamentos entre departamentos e colaboradores.
Para implementar o programa de compliance e, efetivamente, obter resultados com ele, esta política deve ser trabalhada juntamente a cultura e mesclar-se a ela. Ética e conformidade com leis e regulamentos são valores úteis a todos negócios, concorda?
Quando uma iniciativa é implementada em um negócio, nada funciona melhor do que o exemplo. Todos departamentos estão envolvidos com o programa de compliance, mas para chegar neste nível é necessário que as lideranças adotem as iniciativas e compartilhem seus conhecimentos e resultados com todos.
Este é um dos pontos que também é calibrado dentro da cultura de uma empresa. Lembre-se também que o compliance inclui um código de ética interno, e que todos devem se orientar por ele, sem exclusividades ou flexibilização para gestores.
Caso a gestão de riscos já seja uma realidade na sua empresa, afinal é uma política necessária para todo tipo de negócio, implementar o programa de compliance fica mais simples. Isso porque você já deve ter conhecimento sobre os principais riscos e ameaças, internos ou externos, que podem afetar sua empresa.
Com o compliance, são complementadas as atividades que mitigam riscos jurídicos, financeiros e operacionais. Alinhe tudo com seus analistas especializados na gestão de riscos, afinal algumas ferramentas e relatórios necessários podem ser compartilhados pelos dois. Caso essa estratégia ainda não faça parte da sua empresa, considere implementá-la juntamente ao compliance.
Como qualquer outro processo, é importante documentar todos os pontos, definições e orientações do programa de compliance. O código de ética interno é parte disto. Além de registrar o programa textualmente, pode ser necessário criar treinamentos e comunicações para apresentar o compliance para todas partes da sua empresa.
Outra questão é que o programa de compliance deve também propor melhorias internas e atividades constantes de revisão a todos pontos. Periodicamente, os responsáveis pelo compliance deverão elaborar relatórios e análises sobre o andamento da estratégia. Novamente, este é um ponto amigável às pequenas e médias empresas pelo melhor alcance aos colaboradores e departamentos.
Com estas dicas e com o apoio de profissionais a implementação do programa de compliance será uma realidade em qualquer empresa! Considere sempre seu mercado, públicos e as particularidades do negócio para adequar a estratégia. Se atualizar também é fundamental: aproveite e conheça a relação entre compliance e a LGPD.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…