Como otimizar campanhas de Marketing
O Marketing, dentro de qualquer empresa, tem responsabilidades estratégicas para o sucesso do negócio. Além dos objetivos de comunicação e apresentação da sua marca, assim como a definição de formatos para alcançar e relacionar a base de contatos, as maiores demandas da área estão relacionadas diretamente às vendas. Campanhas de marketing utilizam de diferentes canais, ferramentas e atividades para encontrar o público, apresentar as soluções de um negócio e captar leads para encaminhar aos vendedores.
Porém, nunca existem garantias de que uma campanha vai funcionar e trazer resultados. Principalmente com o Marketing Digital, é possível otimizar suas campanhas de forma a ajustá-las e adaptá-las para um melhor funcionamento e melhores resultados. Então, como fazer a otimização das campanhas de marketing? Confira nas dicas a seguir.
Pesquisa de público
Ao contrário do que é recomendado, muitas “estratégias” de marketing são lançadas sem nenhuma pesquisa em relação ao seu público-alvo. Marketing é um meio de relacionamento com o mercado, e ter conhecimento sobre ele, incluindo clientes, detratores e concorrentes é indispensável no planejamento estratégico.
Para começar a otimizar uma campanha que não está indo muito bem, faça uma pesquisa mais detalhada de público e mercado. Confira o que as empresas concorrentes fazem e quais são seus resultados, para então mensurar seu público-alvo, encontrá-lo e entender como atingi-los corretamente.
Integração e diversificação
Talvez, caso sua campanha seja muito restrita, seja o necessário otimizá-la aumentando as opções de canais trabalhados. Quando existem campanhas nas redes sociais, por exemplo, é possível adaptar e replicar peças e segmentações para anúncios no Google. Diversificar, dentro do orçamento, também cobre mais pontos de contato com seu público e pode contribuir para captação de mais leads.
Neste objetivo, também é interessante integrar seus canais de comunicação e as ferramentas já utilizadas pelos times de marketing e vendas. Ter uma visão geral sobre o andamento, as tarefas e os resultados das campanhas ajuda a encontrar os pontos para ajustar.
Revisão do orçamento
Aqui, para otimizar uma campanha de marketing, nem sempre é o caso de aumentar seus investimentos. Com a revisão do orçamento nas campanhas, o principal objetivo é mensurar se o valor disponibilizado traz resultados, e também se é possível diminuir o investimento ou aumentar e até distribuir em mais ações. No caso de campanhas online, esse controle é ainda mais fácil e pode ser adaptado sempre que necessário, cuidando apenas para manter a regularidade das estratégias.
Monitoramento e análise
Este é o ponto mais importante dentro do objetivo de otimizar campanhas de marketing. Ao fazer um monitoramento constante das ações e a análise de todos seus resultados, é possível adaptar a campanha em tempo real e, inclusive, obter informações relevantes para mais departamentos da empresa. É cada vez mais recomendado que os negócios adotem a orientação Data Driven. O histórico de dados coletados também fomenta os próximos planejamentos, por isso é importante contar com ferramentas adequadas para tal objetivo.
Dentro do objetivo de otimizar as campanhas de marketing e conquistar mais leads para a base de contatos, muitas empresas e profissionais caem no erro de de comprar listas de leads. Entenda também o porquê essa ideia é errada e agrava suas estratégias.
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