Como aplicar Market Intelligence ao seu negócio

 

Como garantir vantagem competitiva e diferenciais em um mercado cada vez mais competitivo? Talvez esta seja a pergunta de um milhão de dólares (ou muitos mais) que todas as empresas gostariam de ter respondida.

Na verdade, não se trata de uma adivinhação: é possível ter clareza de que o poder da informação e a capacidade de utilizar dados com assertividade são, hoje, elementos essenciais para a sobrevivência e crescimento em qualquer empreendimento, independentemente do porte ou setor do mercado.

Sobre isso, trazemos aqui alguns conceitos sobre a produção de conhecimento e as estratégias para aplicar market intelligence.

O que é Market Intelligence?

É a tradução para inteligência de mercado, ou inteligência competitiva. Trata-se de um conjunto de metodologias e ações voltadas para a análise do mercado, considerando diferentes públicos, sejam clientes, potenciais consumidores e, claro, empresas concorrentes.

Market Intelligence, nos tempos atuais, não pode ser vista separadamente como uma área isolada e que atenda apenas a demandas e decisões dos setores de marketing e vendas. É preciso considerar que a inteligência, neste caso, faz parte de um conceito mais amplo para pesquisa, extração, organização, monitoramento e compartilhamento de dados que serão úteis para gestão de negócios, conhecida como Business Intelligence

Se a sua empresa ainda navega em águas rasas no assunto, mas tem interesse em garantir a vantagem competitiva, vale a pena iniciar ou aprimorar o conhecimento com algumas destas ações que estão descritas abaixo.

Faça um planejamento estratégico

Este é o início de qualquer ação e determina seus rumos, prováveis riscos e expectativas de resultados. O planejamento estratégico considera, entre outros pontos, a equipe envolvida, os objetivos e cultura da empresa e também o retorno esperado, considerando os diversos fatores que exercem influência, sejam eles externos ou internos à empresa.

Neste caso, também é fundamental contar com os indicadores-chave de desempenho, conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), que ajudam a mensurar o desempenho em acordo com os objetivos de cada ação. Esses indicadores de performance permitem avaliar estratégias com base em dados.

Treine sua equipe

Mais do que uma área específica, aplicar market intelligence na sua empresa significa tornar parte da cultura da empresa a orientação de tomadas de decisões com base em dados. Na prática, é necessário que todos os profissionais envolvidos, independentemente da área ou cargo, possam compreender dados e utilizá-los de maneira estratégica, seja para análise do comportamento do público consumidor ou identificar oportunidades na prospecção direta e qualificação para venda.

Especificamente quando é mencionado o termo big data, que faz referência ao grande volume de dados e a capacidade de armazenamento e organização, é importante que os profissionais estejam capacitados a lidar com as dinâmicas de plataformas e métodos para análise específicos para esses tipos de tecnologias.

Invista em plataformas de dados

Até aqui, ficou claro que tecnologia e market intelligence não são dissociáveis, certo? Nesse sentido, também é necessário dizer que as plataformas de dados para market intelligence fazem parte da nova realidade para empresas na era da informação.

São essas as ferramentas responsáveis por permitirem que atividades sejam executadas  com mais agilidade em escala, concentrando grande volume de fontes e dados para pesquisa, armazenando e organizando de maneira estratégica e apresentando todas as informações relevantes para os profissionais.

Em dúvida de quais opções existem e como escolher a melhor para o seu negócio? Veja este outro artigo onde apresentamos as plataformas para inteligência de mercado para aplicar na sua empresa.

RESUMINDO

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