O compliance se faz cada vez mais necessário e também presente nas empresas brasileiras. Além de ser uma política interna que garante a ética e o atendimento às mais diversas legislações, as diretrizes e processos da conformidade também fortalecem a imagem e a cultura de uma empresa, tanto com o público interno como com todos stakeholders do negócio.
Você provavelmente já sabe de tudo isso, mas não conhece os diferentes tipos de compliance. Eles cumprem com um mesmo objetivo, mas cobrem diferentes departamentos e obrigações de uma instituição.
Conheça quais são os tipos de compliance agora!
Sendo o formato mais “generalista” do compliance, este tipo pode se atentar em todas operações e decisões de sua empresa, e principalmente em ações de expansão de mercado, lançamento de produtos, relacionamento com franquias e fornecedores, fusões e aquisições, etc.
Tratando das contratações e do atendimento das normas da Consolidação de Leis Trabalhistas, o compliance atua de forma a cobrir todas essas necessidades e também manter a empresa atualizada e livre de problemas jurídicos desta origem. Até aqui, e também para mais pontos do compliance de uma empresa, fica claro a importância de alinhar todas políticas e canais entre os diversos departamentos, entre jurídico, RH, financeiro, operacional e outros mais.
Este tipo de compliance se volta às finanças e atividades monetárias do negócio. Informações e documentações relacionadas a balanços, folhas de pagamento e afins devem ser monitorados principalmente para atendimento das leis, da Receita Federal e demais órgãos fiscalizadores. Aqui também é possível mitigar os crimes e fraudes empresariais como a lavagem de dinheiro, corrupção e outros pontos críticos.
No que o compliance tributário se diferencia do fiscal? Neste caso, o foco está no cumprimento, pagamento e coleta de juros e outros tributos. O atendimento a todos os tributos municipais, estaduais e nacionais é um ponto muito importante para manter suas operações legalizadas.
A responsabilidade com a comunidade passa também pelo cuidado e a preservação do meio ambiente. Tudo depende, é claro, do setor, dos processos e também dos produtos de cada empresa, mas no geral o compliance ambiental é cumprido com boas práticas voltadas à reciclagem, descarte correto do lixo, economia de água e energia, entre outras ações.
Nas empresas que adotam estratégias e ferramentas de tecnologia da informação, existe a preocupação em cumprir a legislação nacional e todos acordos internacionais sobre a coleta e tratamento de dados e também na segurança digital. O compliance focado em TI se atenta nestes pontos e deve sempre acompanhar as últimas discussões sobre este tema.
Enfim, apenas para finalizar esta lista, reforçamos que todos estes tipos de compliance estão alinhados para o objetivo da conformidade. Alguns terão maior ou menor importância dependendo do seu negócio, e trabalhando da forma correta é possível cumprir com todas obrigações e orientações do seu mercado.
Lembra que citamos as operações de fusão e aquisição citando o compliance empresarial? Aproveite e conheça também os tipos de Due Diligence, tarefa indispensável nas relações com outras empresas.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…