Cada vez mais evidente, o uso de informações provenientes do ambiente virtual é uma necessidade e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade para empresas de todos os setores e portes.
Nesse caminho, o enriquecimento de dados é um passo além, importante para o planejamento estratégico e ações que visam a gerar resultados a curto, médio e longo prazo para o crescimento e sustentabilidade do negócio.
Entenda, a seguir, o que é e como é feito o enriquecimento da base de dados, tendo em vista o impacto e as responsabilidades no ambiente das empresas.
Enriquecimento de dados é atualização de cadastros de clientes que fazem parte da base de contatos de uma empresa. Como o próprio termo já sugere, essa ação acrescenta dados novos e atualizados sobre o cliente, seja uma pessoa jurídica ou física. Aqui, incluem-se informações como nome, CPF, endereço, telefone, CNAE, razão social, faturamento presumido, entre tantas outras possíveis.
Do ponto de vista estratégico, contar com uma base de dados atualizada é um diferencial competitivo e, quando mencionamos as operações internas, a atualização automática contribui para otimizar os processos e buscar ações mais assertivas. Falamos mais sobre esses benefícios a seguir.
Constantemente, alguns tipos de dados de empresas e pessoas físicas são alterados pelos mais diversos motivos, seja a mudança de endereço ou número de telefone, um novo cargo na empresa ou mesmo a alteração do e-mail para contatos profissionais, por exemplo.
As áreas de marketing, vendas e relacionamento com o consumidor, no geral, dependem dessas informações para conseguir planejar e implementar ações mais assertivas, através da qualificação de leads, segmentação para campanhas de marketing e publicidade e prospecção de novos potenciais clientes.
Em todos esses casos, e para todas as outras necessidades internas que envolvam o acesso a informações no banco de dados, manter as informações atualizadas traz ganhos de produtividade e performance de mercado.
Como dissemos, o enriquecimento de dados baseia-se na atualização constante, portanto, a base de contatos deve ser alimentada dessa maneira, seguindo sempre as normas da LGPD.
Fazer o enriquecimento manualmente é uma alternativa, mas pensando em empresas com grandes operações ou no tempo que os responsáveis se dedicarão a essa tarefa, torna-se uma ação inviável.
Nesse cenário, as ferramentas de automação de marketing e as utilizadas para vendas, como os softwares CRM, são a melhor escolha para enriquecer dados e tratá-los de forma estratégica e eficiente.
Plataformas que utilizam a tecnologia e big data são as principais aplicáveis ao enriquecimento de banco de dados. Isso porque, através dessas ferramentas, é possível mapear, minerar e higienizar dados já presentes na base de contatos, como é o caso da plataforma Ipê.
Diante a tantas possibilidades apresentadas pelo grande volume de dados, é fundamental construir uma equipe que esteja em sintonia com as demandas da nova cultura de dados, cada vez mais presente no ambiente de todas as empresas. Se ainda não conhece, descubra neste outro artigo quem são os profissionais de Data Science e o que eles fazem.
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