Quem trabalha com o modelo de vendas B2B, ou seja, tem empresas como clientes, sabe que existem características distintas de outros modelos. A começar pela pesquisa e prospecção dos leads B2B no mercado até o fechamento das negociações.
Isso porque a venda para empresas, geralmente, é mais complexa, não apenas por questões burocráticas, mas também por considerar pontos o ticket médio mais alto, a decisão em diferentes níveis hierárquicos e outros fatores. Para lidar com todos eles, é importante que o processo de vendas como um todo seja otimizado.
Conheça os principais diferenciais dos leads B2B e como prospectá-los com eficiência.
Vender para leads B2b envolve um processo mais racional, quando comparado ao processo de compra do consumidor final (B2C). Tratando-se de empresas, muitas vezes é necessário comprovar, em números, o impacto que a solução oferecida terá sobre o objetivo final do cliente, como a redução de custos operacionais, aumento de faturamento entre tantos outros.
Para isso, é importante compreender fatores como o cenário geral do segmento de mercado em que o potencial cliente está inserido, assim como as demandas internas específicas. Sendo assim, a qualificação de leads B2B merece atenção especial.
O decisor (ou decisores) de compra, de maneira geral, correspondem aos responsáveis por analisar e aprovar as aquisições e contratações de uma empresa. Podem ser colaboradores em cargos de gestão e liderança ou até mesmo o próprio dono, dependendo da estrutura e porte da empresa.
Aqui, vale ressaltar que nem sempre o primeiro contato com a empresa é feito diretamente com o decisor de compra, sendo necessário considerar também os influenciadores no processo de venda para que estes possam ser aliados durante a negociação.
O ticket médio é determinante para o andamento de qualquer processo de venda, afinal, faz parte do check list de qualificação, fornecendo informações importantes sobre o potencial financeiro da empresa.
Do ponto de vista do valor da solução oferecida, seja ela um software, serviço ou consultoria, por exemplo, a compra em si também passa por uma avaliação criteriosa, considerando, muitas vezes, o valor mais alto.
Todos os pontos até aqui culminam em um outro importante que diz respeito ao ciclo de venda que na maioria das vendas para leads B2B é também mais extenso. Na maioria dos casos, trata-se de uma venda consultiva, baseada no entendimento do problema enfrentado pelo lead e a geração de valor sobre a solução.
Isso demanda tempo para qualificação e também para negociação, dada a complexidade do processo, que também impacta sobre os custos para aquisição de novos clientes.
Parte das estratégias de pré-qualificação, a pesquisa de leads B2B feita através do mapeamento e segmentação por setor de mercado, entre outros dados abertos, é fundamental para garantir que a qualidade do lead esteja em concordância com o perfil de cliente ideal almejado pela empresa.
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