Business

Ferramentas para mitigação de riscos em empresas

Ferramentas para mitigação de riscos em empresas

 

As estratégias de mitigação de riscos devem ser adotadas como atividades de prevenção e proteção em qualquer tipo de negócio. É amplamente discutido sobre como diferentes tipos de riscos existem e podem se desenvolver dentro das empresas, além dos seus impactos financeiros, jurídicos, operacionais e assim em diante.

Todo o conceito de gestão ou gerenciamento de riscos existe para que a empresa se antecipe a qualquer crise e também saiba como reagir caso elas ocorram. Uma das estratégias mais adotadas para essa finalidade é a mitigação de riscos, que já estamos tratando aqui.

Mitigar significa reduzir, abrandar ou aliviar algo. Logo, mitigar um risco não necessariamente o elimina, sendo uma ação mais interessante quando voltada para elementos não tão visados ou com probabilidade média.

Apresentamos a seguir algumas das ferramentas para mitigação de riscos em empresas. São exemplos de estudos e análises para que a equipe encontre o que deve ser mitigado, ajustado, excluído ou mesmo ignorado. Confira e anote as dicas para implementar em seu negócio!

Análise SWOT

SWOT une as palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats, ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para elaborar uma análise SWOT e montar essa matriz, é necessário ter um olhar atento não só sobre o próprio negócio como também do próprio público, cenário político e econômico, mercado internacional, tecnologias, etc.

As forças e fraquezas se referem ao que a empresa controla e pode mudar rapidamente, enquanto oportunidades e ameaças são fatores externos. A SWOT, então, vai listar pontos mais problemáticos e que devem servir de alerta para os profissionais e procedimentos de mitigação de riscos.   

Matriz probabilidade e impacto

Outra análise que dá amparo na tomada de decisão para o tratamento de riscos é a matriz de probabilidade e impacto. São atribuídos diferentes pesos em cada categoria, entre pouco e muito provável e baixo à grave impacto, e todos os possíveis riscos são distribuídos dentro destes parâmetros.

Riscos com baixa probabilidade de acontecer mas com um alto impacto na empresa são alvos de mitigação, assim como as ameaças mais comuns e com impacto médio. Pontos pouco prováveis e com pouca ou nenhuma consequência podem ser ignorados, outros de maior gravidade talvez passem da mitigação para a necessidade de extinguir o risco ou controlar processos relacionados ao máximo.

Seja qual for a ferramenta escolhida, esta é apenas uma parte do trabalho. As reações aos riscos exigem mais instrumentos e o engajamento de equipes específicas.

Big Data

Bem, Big Data em si não é uma ferramenta, e sim o conceito que se refere a existência de um grande volume de dados disponíveis em meios digitais. Através de análises de dados, é possível encontrar pontos problemáticos em sua empresa, produto ou mercado e também mensurar as melhores ações para mitigar riscos.

Neste ponto, existem diversas ferramentas viáveis para trabalhar com dados dentro de uma empresa, assim como diversos perfis de profissionais especializados no tratamento e interpretação destes números, códigos e demais elementos.

Para este fim, temos a nossa plataforma Gênesis. Una Big Data às suas demandas de compliance e mitigação de riscos: conheça 3 aplicações da plataforma Gênesis em seu negócio.

novavida

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago