Para as vendas B2B ou B2C, o trabalho dos vendedores é indispensável e pode ser muito bem complementado com as ferramentas de vendas certas. As opções no mercado são tantas que podem acabar causando confusão entre as empresas que querem adotar uma tecnologia específica para a estratégia de vendas.
São muitos os tipos de ferramentas e também os objetivos que as mesmas entregam. Especificamente para as vendas, podemos destacar ferramentas do tipo CRM (Customer Relationship Marketing), de automação, de Inside Sales com VOIP e ainda soluções em Big Data para pesquisa de mercado e outras finalidades.
Sua empresa não precisa, e provavelmente nem pode, contratar todas as ferramentas que aparecem. Um pouco de pesquisa e planejamento ajudam muito no momento de avaliar as diferentes ferramentas de vendas e também comparar os pontos oferecidos, assim contratando a melhor solução para organizar seus processos e vender mais.
Conte com essas dicas aqui abaixo para avaliar todas opções de plataformas de vendas no mercado.
Talvez o ponto mais importante para conhecimento e comparação são as funcionalidades de cada ferramenta. O site de cada plataforma e suas peças de comunicação já devem apresentar os principais diferenciais da ferramenta, e inclusive é importante que as funcionalidades estejam listadas também entre cada pacote ou formato de contratação.
Plataformas com o mesmo objetivo podem ter funcionalidades diferentes, e isso deve ser levado em conta buscando justamente aquela que melhor se adequa para a realidade do seu negócio e as necessidades do time de vendas. Entre cada item disponibilizado, confira também se existem limitações, por exemplo, no número de leads registrados, máximo de e-mails automáticos, etc.
O ponto do custo de cada ferramenta é igualmente importante, afinal o orçamento das vendas pode ser mais enxuto e não é atrativo estourá-lo justamente com uma única plataforma. Neste ponto, a boa notícia é que existem opções para todos os bolsos.
Aqui, tenha em mente que plataformas estrangeiras terão cobrança em dólar, o que já vai deixar tudo um pouco mais caro. Em qualquer opção, verifique também se existe algum tipo de desconto ao optar pelo pagamento mensal, semestral ou anual. Igualmente, investigue se existem multas ou outro tipo de taxa previstos em contrato.
Também é necessário avaliar quais integrações a plataforma de vendas pode oferecer. As integrações são interações com outras ferramentas, utilizando do mesmo banco de dados, automatizando algum processo específico ou apenas integrando informações e atividades para conhecimento de todas partes.
Caso você já utilize uma ferramenta de CRM, por exemplo, e esteja buscando por uma plataforma de dados, garanta que essa tenha integração com a base já existente no seu CRM.
Por fim, um ponto de avaliação entre as ferramentas de vendas é já conhecer a disponibilidade de suporte e atendimento depois de contratar a solução. O suporte atende às questões mais técnicas, enquanto também deve existir atendimento relacionado aos elementos financeiros, jurídicos e outras dúvidas. Novamente, esse é um ponto que pode ser mais complicado com as plataformas estrangeiras, mas certamente não um empecilho.
Anote essas dicas para quando você estiver conhecendo opções de ferramentas de vendas! Converse com os vendedores, tire todas as dúvidas e, se possível, faça o período de teste e as demonstrações da plataforma. Tudo isso ajuda em uma tomada de decisão mais assertiva! Aproveite e conheça também 4 tecnologias para te ajudar a vender mais.
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