Dentro de todos os possíveis planejamentos para um negócio, existem muitos métodos, ferramentas e formatos que dão apoio na pesquisa, organização, visualização, execução das estratégias e até na tomada de decisão. Para definir os objetivos de negócio e alinhar qualquer tipo de projeto, todo planejamento começa com um estudo e a aplicação de algumas ferramentas e análises específicas.
A análise SWOT, ou ainda matriz SWOT, é um desses métodos que pode ser utilizado para diferentes finalidades dentro de uma organização. Como você vai poder conferir neste artigo, a análise SWOT é simples mas ainda assim cobre uma ampla variedade de necessidades.
Diversos perfis de profissionais podem – e devem – conhecer o SWOT e aplicá-lo dentro de suas áreas e tarefas. A seguir, entenda como funciona e como aplicar a análise SWOT.
SWOT, em inglês, reúne os elementos Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Não à toa, em português, é comum se referir a análise SWOT como FOFA. A matriz SWOT é disposta nesse formato justamente para organizar o que está no controle da empresa e/ou do setor e o que são influências externas. Suas forças e fraquezas podem ser trabalhadas e organizadas, sendo fatores internos. Oportunidades e ameaças são os fatores externos, relacionados ao mercado, o público consumidor, a economia, saúde, sustentabilidade, crises políticas, regulamentações e tudo mais.
Como já citamos, a análise SWOT é simples de ser elaborada. O primeiro passo é justamente organizar o documento em que o estudo será desenvolvido, seja no formato de matriz ou com listas. Então, o profissional ou a equipe responsável tem a tarefa de listar os elementos e fatores em cada um dos quatro quadrantes. Dependendo da complexidade do projeto e/ou planejamento, a análise acompanha a demanda trazendo dados, pesquisas mais complexas, entrevistas com especialistas, previsões de mercado e outros elementos.
Aliás, contar com dados e informações realistas sobre a empresa e o mercado de atuação são diferenciais para garantir mais assertividade na análise SWOT e em qualquer planejamento ou projeto.
Imagine que uma empresa está para lançar um novo produto. Com um SWOT, ela vai conseguir se antecipar em relação ao seu público, os concorrentes, seus diferenciais, o mercado, a distribuição e outros tantos fatores. A seguir, conheça mais detalhes sobre as aplicações da análise SWOT dentro dos objetivos de uma empresa.
O planejamento é uma necessidade em todas áreas de uma empresa. Como a seguir vamos especificar as aplicações do SWOT em duas finalidades mais específicas, cabe aqui mencionar as aplicações dessa análise para estudar e lançar produtos, para estruturar o atendimento de clientes, para acertar no posicionamento da empresa, para avaliar ferramentas, para organizar processos operacionais, entre outros objetivos.
Para elaborar e avaliar estratégias de marketing, a análise SWOT cobre elementos específicos desse setor. Se a empresa quer investir em um novo canal de anúncios, por exemplo, pode utilizar os parâmetros do SWOT para pesar prós e contras e o custo-benefício.
Seja na adoção de ferramentas, para o planejamento do período, na definição das metas e até na distribuição das tarefas, a análise SWOT traz informações valiosas para que a equipe comercial se organize e prepare também o discurso de vendas.
Certamente você chegou até aqui entendendo muito bem o que é a análise SWOT e como ela pode ajudar nos objetivos da sua empresa! Para ter sucesso utilizando os dados em suas estratégias, leia também sobre os mitos e verdades sobre Big Data nas empresas.
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