Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas

 

Trabalhar remotamente, utilizando todo tipo de recurso e plataforma online, se tornou uma realidade para muitas empresas. Inclusive para o objetivo de vender existem opções de organização e gerenciamento de vendedores com ferramentas online. Ainda assim, por desconhecimento ou por algum receio, não são todos os negócios que adotam formas de gerenciar equipes online, e muito menos uma equipe comercial.

Neste artigo, vamos tratar um pouco sobre como uma empresa pode manter seus objetivos de negócio de forma remota ou presencial, mas sempre online!

Como e por que vender online?

Observe que aqui nem estamos falando sobre manter um e-commerce ou outro sistema de venda self-service online. É possível sim, principalmente através do que é conhecido como Inside Sales, que sua equipe de vendas utilize apenas a internet e mais algumas ferramentas online para vender um produto ou serviço.

Com Inside Sales, ou vendas internas, os vendedores utilizam apenas a internet e ligações telefônicas para prospectar oportunidades e fechar vendas. Acredite, existem ferramentas adequadas para cada etapa desse processo, da pesquisa de leads até a assinatura de contrato.

Falando em ferramentas, leia também:

As vendas online refletem em uma mudança de processos e tarefas, mas os benefícios são visíveis desde os primeiros momentos, incluindo maior produtividade, um ciclo de vendas mais rápido, melhores entregas e até economia de tempo e dinheiro.

Enfim, se você tem interesse em conferir algumas dicas para gerenciar equipes de vendas de forma online e com o apoio de ferramentas eficientes, confira os próximos tópicos!

Ferramentas de dados

Para ter assertividade desde o planejamento de suas estratégias até a execução e posterior análise de resultados, sua empresa precisa de dados! Só os dados coletados e analisados rendem informações verdadeiras e relevantes para todos setores do negócio.

Na equipe de vendas trabalhando online, os dados são necessários, primeiramente, para analisar o mercado e já elaborar o chamado Ideal Customer Profile (ICP), ou perfil de cliente ideal. Observe que só aqui já precisamos de uma fonte de dados ampla, de todo o mercado, e uma própria, concentrando as informações dos seus clientes.

Ferramentas de dados são, então, desde aquelas de inteligência de mercado até os sistemas de CRM. Integrações que fazem enriquecimento, limpeza e validação de dados também são valorizadas.

Plataformas para alinhamento

Já nesse tipo de ferramenta se enquadram aquelas voltadas para alinhamento e agendamento de tarefas entre os vendedores, e ainda com visualização e gestão do funil de vendas. Algumas destas plataformas inclusive oferecem automatização de contatos via e-mail ou mensagens em redes sociais.

É importante avaliar as necessidades da equipe comercial, as integrações de cada ferramenta e principalmente o custo-benefício de cada opção. Consulte páginas de funcionalidades, FAQs, depoimentos de outros clientes e aproveite para realizar os períodos de teste e assim concluir se a solução tem fit com seus objetivos de negócio.

Agora que você entendeu como gerenciar uma equipe de vendas de forma online, e principalmente a importância de contar com uma boa base de dados para pesquisa e monitoramento, confira também 4 diferenciais da plataforma NEXT para suas estratégias.

RESUMINDO

Trabalhar remotamente, utilizando todo tipo de recurso e plataforma online, se tornou uma realidade para muitas empresas.

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