Sempre falamos em como Big Data mudou muitas estratégias empresariais, justamente pelo alto volume de dados disponíveis para análise desde os momentos de pesquisa e planejamento até o monitoramento de resultados. Não só existem muitos dados coletados e disponíveis como também muitas fontes e ações que fazem esse tipo de coleta e processamento.
Esse cenário viabilizou estratégias inovadoras dentro do que conhecemos como Data Science e principalmente Data Analytics. Como você já deve imaginar, duas áreas que se beneficiam muito da análise de dados são marketing e vendas, e assim chegamos a uma estratégia chamada Marketing Data Streaming.
Continue lendo para conhecer mais detalhes e os diferenciais ao investir em data streaming.
A expressão “streaming” você já deve reconhecer, sendo associada aos serviços de mídia online sob demanda. Serviços de streaming, no geral, precisam de uma conexão com a internet para fazer o download de dados e transmiti-los.
Em data streaming, a ideia é bastante parecida: a captação e visualização de dados online em tempo real. Para essa finalidade, é essencial contar com ferramentas bem configuradas e com essa captação e apresentação simultânea. Plataformas que monitoram sites e redes sociais já se destacam por essa funcionalidade real time.
Sabendo o que é data streaming, já podemos aprofundar dentro das estratégias de marketing que utilizam dados em tempos reais! Para muitos negócios, a exemplo de empresas que vendem produtos ou serviços em sites, partir para o Marketing Data Streaming é um meio de apostar na tecnologia e nos dados para muitos benefícios, incluindo:
Ou seja, não só esses dados disponíveis servem para a equipe de marketing e seus objetivos de atração, autoridade e relacionamento, como também somam inúmeros diferenciais e ainda geram insumos para vendedores, para a logística, no setor de produtos e assim em diante.
Como qualquer outra estratégia baseada em dados, o primeiro passo, e talvez mais importante, é contar com uma boa ferramenta de captação, tratamento e armazenamento dessas informações. Idealmente, essa ferramenta deve oferecer integração de diferentes canais em uma visualização mais generalista e também prática, com relatórios e dashboards mais simples de interpretar.
E é claro que sua empresa pode trabalhar com um sistema original, programado e desenvolvido para suas necessidades. Nestes casos, o trabalho de profissionais especializados em Data Analytics é indispensável.
Por se tratarem de dados coletados digitalmente, em seu site ou através de redes e sistemas de terceiros, é muito importante observar aspectos jurídicos e relacionados à segurança da informação e privacidade de dados pessoais.
Agora que você conheceu as características de uma estratégia com Data Streaming, não deixe de conferir em mais detalhes as necessidades do mercado com a Segurança da Informação em empresas.
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