Big data

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

 

Sempre falamos em como Big Data mudou muitas estratégias empresariais, justamente pelo alto volume de dados disponíveis para análise desde os momentos de pesquisa e planejamento até o monitoramento de resultados. Não só existem muitos dados coletados e disponíveis como também muitas fontes e ações que fazem esse tipo de coleta e processamento.

Esse cenário viabilizou estratégias inovadoras dentro do que conhecemos como Data Science e principalmente Data Analytics. Como você já deve imaginar, duas áreas que se beneficiam muito da análise de dados são marketing e vendas, e assim chegamos a uma estratégia chamada Marketing Data Streaming.

Continue lendo para conhecer mais detalhes e os diferenciais ao investir em data streaming.

O que é data streaming?

A expressão “streaming” você já deve reconhecer, sendo associada aos serviços de mídia online sob demanda. Serviços de streaming, no geral, precisam de uma conexão com a internet para fazer o download de dados e transmiti-los.

Em data streaming, a ideia é bastante parecida: a captação e visualização de dados online em tempo real. Para essa finalidade, é essencial contar com ferramentas bem configuradas e com essa captação e apresentação simultânea. Plataformas que monitoram sites e redes sociais já se destacam por essa funcionalidade real time.

Marketing Data Streaming

Sabendo o que é data streaming, já podemos aprofundar dentro das estratégias de marketing que utilizam dados em tempos reais! Para muitos negócios, a exemplo de empresas que vendem produtos ou serviços em sites, partir para o Marketing Data Streaming é um meio de apostar na tecnologia e nos dados para muitos benefícios, incluindo:

  • Otimizar a navegação do site;
  • Impulsionar e promover produtos mais buscados;
  • Encontrar rapidamente páginas problemáticas;
  • Visualizar informações demográficas e de comportamento do público;
  • Otimizar campanhas em todos canais digitais;
  • Encontrar novos objetivos de negócio e nichos de mercado;
  • Monitorar estoques, entregas e desempenho de ferramentas e serviços;
  • Responder solicitações e dúvidas em tempo real.

 

Ou seja, não só esses dados disponíveis servem para a equipe de marketing e seus objetivos de atração, autoridade e relacionamento, como também somam inúmeros diferenciais e ainda geram insumos para vendedores, para a logística, no setor de produtos e assim em diante.

Melhores práticas

Como qualquer outra estratégia baseada em dados, o primeiro passo, e talvez mais importante, é contar com uma boa ferramenta de captação, tratamento e armazenamento dessas informações. Idealmente, essa ferramenta deve oferecer integração de diferentes canais em uma visualização mais generalista e também prática, com relatórios e dashboards mais simples de interpretar.

E é claro que sua empresa pode trabalhar com um sistema original, programado e desenvolvido para suas necessidades. Nestes casos, o trabalho de profissionais especializados em Data Analytics é indispensável.

Por se tratarem de dados coletados digitalmente, em seu site ou através de redes e sistemas de terceiros, é muito importante observar aspectos jurídicos e relacionados à segurança da informação e privacidade de dados pessoais.

Agora que você conheceu as características de uma estratégia com Data Streaming, não deixe de conferir em mais detalhes as necessidades do mercado com a Segurança da Informação em empresas.

postdigital

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago