Geração de leads: tudo o que você precisa saber!

 

Quando uma empresa investe em estratégias digitais de marketing e vendas, o lead vira uma constante importante para seus objetivos. Um lead é um contato, uma pessoa que passou pelo seu site e converteu em suas estratégias, ou então uma pessoa com perfil alinhado com sua persona, encontrado através da chamada pesquisa ativa.

Existem diversas atividades, canais e técnicas que são aplicados para a geração de leads. Como você já deve saber, leads são obtidos com ações de marketing, e depois são relacionados e prospectados até o fechamento de uma venda.

Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre geração de leads. Acompanhe nos tópicos!

Por que adotar uma estratégia de geração de leads?

A entrada de leads na sua base deve ser constante. Só assim é possível criar um ritmo e até certa estabilidade e previsibilidade em suas vendas. Para garantir isso, o melhor caminho é investir em uma estratégia de geração de leads, incluindo as ferramentas e todas atividades necessárias para ter sucesso com seu planejamento.

O que não pode acontecer é o pensamento “meu produto é maravilhoso, é óbvio que todos querem comprar!”. Cada mercado, público e até mesmo empresa tem suas particularidades, e a geração de leads é um processo diferente em cada caso. Não é recomendável simplesmente esperar que os clientes apareçam.

Gerar, captar ou encontrar?

Um ponto importante sobre a geração de leads é, justamente, qual estratégia a empresa vai utilizar. Certamente você ouviu falar em captação de leads, conversão de leads, pesquisa de leads, entre outras diversas variáveis.

Embora o objetivo seja o mesmo (mais leads!) o caminho pode ser diferente. De forma bastante resumida, você pode optar pela atração e conversão de leads (Inbound Marketing) ou na pesquisa ativa, baseando em um perfil de cliente ideal (Outbound Marketing).

Inbound Marketing x Outbound Marketing

As duas estratégias são válidas, o que muda é como cada uma funciona, o tempo médio para obter resultado e também as ações e o investimento necessários.

No Inbound, o foco é atrair novos leads através da produção de conteúdo, criando páginas e materiais para que os mesmos façam a conversão, ou seja, deixem seus contatos (nome, e-mail e telefone, minimamente). É uma estratégia de longo prazo e que mescla Marketing de Conteúdo, e-mail marketing, materiais ricos, SEO e outras ações.

Já no Outbound, sua equipe se baseia no ICP, o perfil de cliente ideal, para pesquisar contatos alinhados e que podem ser inseridos em suas atividades de prospecção de vendas. É ideal para vendas B2B, direcionadas para outras empresas.

Leia também:

Transformando leads em oportunidades!

Independentemente da estratégia de geração de leads adotada, é essencial contar com uma ferramenta que vai concentrar todos os dados e interações com estes contatos. Afinal, depois de obter leads o próximo passo é filtrar as reais oportunidades de negócios para a empresa!

Para isso, você pode utilizar estratégias de qualificação de leads ou então de relacionamento. Pense no seu processo de vendas de forma integral, começando com a geração de leads e cobrindo todas etapas importantes até o fechamento da venda. Aproveite e conheça 4 estratégias de vendas para sua empresa vender mais.

RESUMINDO

Quando uma empresa investe em estratégias digitais de marketing e vendas, o lead vira uma constante importante para seus objetivos.

leia também

outubro 15, 2021
Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance   Todas empresas, incluindo as de menor […]
outubro 13, 2021
Vendas B2B

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!   Quando uma empresa […]
outubro 11, 2021
Mobile Marketing

Mobile Marketing – O que é?

Mobile Marketing – O que é?   Não é mais segredo para ninguém que a […]
outubro 8, 2021
mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia   Que o mundo já não é […]