Geração de leads: tudo o que você precisa saber!
Quando uma empresa investe em estratégias digitais de marketing e vendas, o lead vira uma constante importante para seus objetivos. Um lead é um contato, uma pessoa que passou pelo seu site e converteu em suas estratégias, ou então uma pessoa com perfil alinhado com sua persona, encontrado através da chamada pesquisa ativa.
Existem diversas atividades, canais e técnicas que são aplicados para a geração de leads. Como você já deve saber, leads são obtidos com ações de marketing, e depois são relacionados e prospectados até o fechamento de uma venda.
Neste artigo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre geração de leads. Acompanhe nos tópicos!
Por que adotar uma estratégia de geração de leads?
A entrada de leads na sua base deve ser constante. Só assim é possível criar um ritmo e até certa estabilidade e previsibilidade em suas vendas. Para garantir isso, o melhor caminho é investir em uma estratégia de geração de leads, incluindo as ferramentas e todas atividades necessárias para ter sucesso com seu planejamento.
O que não pode acontecer é o pensamento “meu produto é maravilhoso, é óbvio que todos querem comprar!”. Cada mercado, público e até mesmo empresa tem suas particularidades, e a geração de leads é um processo diferente em cada caso. Não é recomendável simplesmente esperar que os clientes apareçam.
Gerar, captar ou encontrar?
Um ponto importante sobre a geração de leads é, justamente, qual estratégia a empresa vai utilizar. Certamente você ouviu falar em captação de leads, conversão de leads, pesquisa de leads, entre outras diversas variáveis.
Embora o objetivo seja o mesmo (mais leads!) o caminho pode ser diferente. De forma bastante resumida, você pode optar pela atração e conversão de leads (Inbound Marketing) ou na pesquisa ativa, baseando em um perfil de cliente ideal (Outbound Marketing).
Inbound Marketing x Outbound Marketing
As duas estratégias são válidas, o que muda é como cada uma funciona, o tempo médio para obter resultado e também as ações e o investimento necessários.
No Inbound, o foco é atrair novos leads através da produção de conteúdo, criando páginas e materiais para que os mesmos façam a conversão, ou seja, deixem seus contatos (nome, e-mail e telefone, minimamente). É uma estratégia de longo prazo e que mescla Marketing de Conteúdo, e-mail marketing, materiais ricos, SEO e outras ações.
Já no Outbound, sua equipe se baseia no ICP, o perfil de cliente ideal, para pesquisar contatos alinhados e que podem ser inseridos em suas atividades de prospecção de vendas. É ideal para vendas B2B, direcionadas para outras empresas.
Leia também:
Transformando leads em oportunidades!
Independentemente da estratégia de geração de leads adotada, é essencial contar com uma ferramenta que vai concentrar todos os dados e interações com estes contatos. Afinal, depois de obter leads o próximo passo é filtrar as reais oportunidades de negócios para a empresa!
Para isso, você pode utilizar estratégias de qualificação de leads ou então de relacionamento. Pense no seu processo de vendas de forma integral, começando com a geração de leads e cobrindo todas etapas importantes até o fechamento da venda. Aproveite e conheça 4 estratégias de vendas para sua empresa vender mais.
RESUMINDO
Quando uma empresa investe em estratégias digitais de marketing e vendas, o lead vira uma constante importante para seus objetivos.para sua empresa