4 passos para montar sua lista de leads

 

Uma lista de leads é um instrumento necessário para seus esforços de marketing e vendas. Pensando em diferentes aplicações do Marketing Digital com objetivo de alcançar oportunidades de negócio e vender, os leads são indispensáveis para começar com o trabalho de nutrição, prospecção e qualificação.

Logo, montar uma lista de leads é um dos primeiros passos para que suas equipes comecem as ações específicas de contato com essas pessoas. Como o próprio nome indica, a lista de leads concentra os contatos e algumas informações básicas de pessoas ou empresas dentro do perfil desejado e previsto em seu planejamento de vendas.

Confira a seguir 4 passos práticos de organização e pesquisa para montar sua lista de leads.

Encontre seus leads

Baseando-se na persona de marketing e também no ICP do seu negócio, o primeiro passo é justamente encontrar os leads para montar sua lista e começar os esforços de vendas.

Se a empresa investir em Inbound Marketing, os leads devem estar chegando organicamente através de suas ações de conteúdo e relacionamento. Para alguns tipos de negócio, a estratégia do Outbound Marketing utilizando a pesquisa de leads e a prospecção ativa é mais eficiente. Neste caso, encontrar os leads é um trabalho manual ou automatizado, caso conte com as ferramentas corretas, a partir da pesquisa de empresas e contatos lá dentro conforme o ICP.

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Levante as informações mais relevantes

Ao encontrar seus leads, o próximo passo é listar estes contatos junto das informações e outros dados mais relevantes para seus processos de marketing e vendas. Geralmente, isso inclui nome, telefone, e-mail, nome da empresa, faturamento da empresa, endereço, entre outras informações. Considere aquilo que vai ajudar sua equipe de vendas a alcançar esse contato, personalizar o atendimento e até mesmo adaptar sua proposta de serviço.

Monte um documento ou organize as ferramentas

Com os leads e suas informações, monte uma lista organizada em uma planilha para controle da equipe comercial. Idealmente, prefira utilizar uma ferramenta digital e integrada para salvar seus leads e facilitar para que qualquer pessoa da equipe encontre suas informações rapidamente.

Ferramentas do tipo CRM ou as de automação de marketing são as melhores para essa finalidade. Inclusive, esse ponto de adotar uma ferramenta para gestão dos leads e suporte nas ações de marketing e vendas é muito forte para ter sucesso,

Revise, organize e defina um processo

Para finalizar sua lista de leads e passá-la em frente, revise tudo o que foi levantado, confira duplicidade de dados e, principalmente, organize o formato da sua lista de leads. Isso ajuda num ponto muito importante para ter sucesso em suas vendas: definir um processo eficiente de pesquisa de leads e preparação das listas de contatos.

Assim, é criado um formato replicável e eficiente para sempre atender as demandas da equipe de vendas. Um processo bem definido é fácil de ser compreendido, concentra todos os passos e ferramentas necessárias e pode ser constantemente otimizado.

Agora que você sabe como montar suas listas de leads, confira também nossas dicas para encontrar leads B2B qualificados!

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