O que é e como funciona um e-commerce?

 

Empreender na internet tem se mostrado cada vez mais um bom negócio onde diariamente surgem novas empresas e nichos de mercado que você nem imaginaria ser possível há 10 anos, o que só mostra o quanto o mercado evoluiu e cresceu.

O chamado e-commerce, o comércio eletrônico como é definido, tornou-se a principal forma de compra dos novos consumidores, que se aventuram pelo universo digital para pesquisar sobre seus interesses e descobrir mais sobre produtos e serviços que desejam adquirir.

Sendo assim, é óbvio pensar em dar o pontapé inicial para aderir a esse modelo de negócio. Ao longo deste artigo você poderá descobrir mais sobre como funciona esse tipo de comércio, vamos lá?

O que é e-commerce?

Como mencionado anteriormente, e-commerce quer dizer, basicamente, comércio eletrônico, ou seja, é uma loja virtual. E, diferente do que muitos acreditam, não é a mesma coisa que Marketplace.

O e-commerce é onde os clientes podem encontrar produtos ou serviços de maneira virtual, tudo é feito no formato online desde o contato com a loja, a escolha do pedido, até o retorno com o pós-venda, por exemplo.

As vendas pela internet acontecem de maneira facilitada com as suas próprias particularidades como, o uso de um catálogo online onde os produtos ficam disponíveis como na vitrine de lojas físicas.

Como funciona o e-commerce na prática?

Agora que você entendeu o que é o comércio eletrônico é hora de conhecer como funciona esse modelo de negócio e é preciso ter em mente que assim como os negócios tradicionais, aqui também é uma questão de etapas para que as transações possam ser realizadas.

Mas, é claro, com a vantagem de ser um processo muito mais rápido e sem maiores burocracias. Vem entender como tudo acontece!

Divulgação
Para que sua loja tenha sucesso e consiga alcançar seus objetivos, aumentando o número de vendas e atraindo ainda mais clientes para o seu negócio, é importante focar na escolha da plataforma que irá usar para divulgar seus produtos.

Como uma loja física que dispõe seus produtos na vitrine, a loja virtual precisa do espaço reservado para a exposição da sua mercadoria. Existem no mercado inúmeras plataformas para isso e você deve escolher a que mais fizer sentido para os seus objetivos.

É preciso se preocupar com a qualidade das imagens na internet, uma boa foto vale milhões, invista nesse quesito, sem dúvida nenhuma. Em seguida, atente-se para as descrições e especificações de cada item que for disponibilizar, quanto mais detalhes melhor.

Pagamento
As formas de pagamento disponíveis também devem ser uma importante questão para se pensar logo no início do seu planejamento de abrir um e-commerce. Optando por formas de pagamentos mais comuns como cartão de crédito, boleto, débito, PagSeguro, entre outros.

É fundamental acompanhar as tendências e novidades do mercado para oferecer agilidade para o seu cliente, o Pix tem se tornado uma forma de pagamento muito utilizada e, portanto, você deve analisar a possibilidade de também aderir a esse tipo de pagamento.

Entrega
A forma de envio deve ser a mais transparente e eficiente possível, deixando claro se precisará ser realizado o pagamento do frete ou não. Já existem disponíveis no mercado inúmeras transportadoras que realizam esse tipo de serviço e você não precisará depender somente dos correios.

Vale uma boa pesquisa para definir qual será o melhor meio de entrega. A logística de envios é muito importante e por isso deve ser feita de maneira responsável e mais segura possível. Garanta a qualidade nas suas entregas e conquiste a confiança do seu cliente, garantindo seu retorno!

Gostou do artigo? Não esqueça que cada etapa do processo de abrir um e-commerce precisa ser regularizada nos órgãos responsáveis e claro, investir no marketing digital para fortalecer e marcar presença no online é uma questão fundamental para conquistar o sucesso da sua loja.

Continue complementando seus conhecimentos e leia também Vale a pena investir em anúncios online?

RESUMINDO

Empreender na internet tem se mostrado cada vez mais um bom negócio onde diariamente surgem novas empresas e nichos de mercado que você nem imaginaria ser possível há 10 anos, o que só mostra o quanto o mercado evoluiu e cresceu.

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