No mundo dos negócios, não basta apenas ter uma ótima ideia e recursos para implantá-la, é preciso saber se ela é realmente viável e possui público. Até mesmo para conseguir identificar seus potenciais consumidores, analisar de que forma ofertará seus produtos ou serviços e entender o que anda fazendo a concorrência.
Tudo isso é possível por meio do mapeamento de mercado!
Acompanhe nosso artigo e fique por dentro de questões como: o que é mapeamento de mercado? Como desenvolver um mapeamento eficiente? E quando realizar?
Siga com a leitura!
Basicamente, é um estudo que indica as especificidades de um determinado nicho empresarial, esse recurso oferece valiosas informações acerca do comportamento do seu potencial consumidor, dos concorrentes e dos fornecedores. Impactando positivamente a tomada de decisão e tornando seu planejamento bem mais preciso, organizado e assertivo em relação às estratégias que deve utilizar em cada aspecto.
O mapeamento de mercado, deve avaliar as seguintes questões:
A resposta irá depender do momento em que o seu negócio atravessa. Está no início de um planejamento ainda e deseja sentir mais segurança para investir nos setores certos? Realizar o mapeamento é excelente para entender o mercado e conseguir identificar as melhores oportunidades para o seu negócio.
Ou ainda, está avaliando expandir sua marca e atingir novos clientes? Então, certamente o mapeamento lhe dará informações valiosas para contribuir com a sua tomada de decisão em relação às características da região em que pretende investir, dos concorrentes, entre outras questões.
O mapeamento é sempre uma boa decisão para líderes e gestores iniciarem o desenvolvimento e crescimento de seus negócios, de forma muito mais objetiva e clara.
Agora que você já sabe o que é mapeamento de mercado e qual o melhor momento para iniciar essa estratégia, confira algumas dicas de ferramentas e como realizá-las de forma eficiente.
O primeiro passo é planejar e, por isso, é importante estabelecer seus objetivos com o mapeamento, bem como definir seu público-alvo. Em seguida, analise o ambiente interno e observe os dados e informações que já possui, para posteriormente combinar com os dados que serão coletados.
Agora, aplique o questionário, colete os dados de pesquisa e busque as respostas para as principais questões na realização das suas metas. Algumas excelentes ferramentas são: NEXT, Google Forms, Gênesis, entre outros.
Na prática, o caminho para promover um negócio promissor e lucrativo é entender suas principais necessidades e estimular as mudanças e melhorias necessárias.
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