Práticas para aumentar sua taxa de conversão

 

Em uma estratégia de marketing e vendas, a conversão é uma métrica muito desejada e que traz um alto impacto para as metas e objetivos de negócio. Ao ponto em que é uma questão comum buscar por soluções para aumentar conversões. Essa é uma questão válida desde que a empresa tenha clareza sobre qual é a conversão desejada, e também como monitorar e avaliar essas atividades.

Com as estratégias digitais, a conversão pode corresponder a diferentes ações ou eventos. Por isso a necessidade de conhecer a conversão desejada e ter meios de monitorá-la. Neste nível de aprofundamento, certamente a empresa já tem ferramentas eficientes para monitorar navegação no site, o processo de vendas e outras demandas.

A seguir, entenda melhor sobre essa métrica e confira as melhores práticas para aumentar sua taxa de conversão!

O que é uma conversão?

Resumidamente, uma conversão é uma ação desejada. Uma ação que um usuário realiza dentro da sua estratégia, se “convertendo”, por exemplo, de visitante do site a um lead, ou ainda de lead para oportunidade, de oportunidade para cliente, e assim segue.

Tratando das vendas, a conversão também pode ser registrada manualmente, quando os vendedores identificam que o lead está qualificado e “maduro” para ser uma oportunidade de negócio.

  • Como calcular a taxa de conversão

Para calcular a taxa de conversão, considere o seguinte exemplo com foco em vendas:

Nº de Vendas x 100 / Nº de Visitas do Site = Taxa de Conversão %

Sempre considerando os números do mesmo período, ok? Novamente, observe que esse é um exemplo de taxa de conversão de vendas para quem investe em Marketing Digital. Se a sua estratégia não conta com um site de entrada para esses leads, o cálculo será diferente.

Ainda sobre o cálculo da taxa de conversão, considere que a estratégia é composta por diversas conversões, a exemplo do que citamos mais acima. Assim, você pode observar com mais detalhes a taxa de conversão entre cada etapa e também a taxa mais geral.

Taxa de conversão em sites

Para melhorar a taxa de conversão em um site — ou seja, de visitantes para leads — vale a pena investigar outras métricas do site e identificar possíveis problemas. O número de cliques e de páginas por sessão indica se o conteúdo está sendo lido. O tempo de navegação e também a taxa de rejeição também são indicativos valiosos.

O que vale a pena é pegar sua página de conversão ou o formulário e criar um Teste A/B, uma variável com novos textos ou mesmo apenas uma nova cor ou diagramação, e assim avaliar qual versão teve mais cadastros e conversões.

Taxa de conversão em vendas

Já nas conversões dentro do seu processo de vendas, é interessante reavaliar quais são os parâmetros utilizados na qualificação dos leads. Se eles estiverem muito limitados, podem estar complicando nas conversões. Não significa que é melhor liberar geral, pois a qualificação é importante para que sua equipe comercial trabalhe de forma mais eficiente.

Também é interessante observar quais são as principais objeções apresentadas pelos possíveis clientes. Um ajuste no discurso de vendas, na oferta e na negociação pode ser suficiente para aumentar a taxa de conversão.

Logo, a grande dica para aumentar suas conversões é a combinação de entender o que faz a métrica, o que você pode otimizar em suas ferramentas e tarefas e também investir em soluções combinadas que podem atrair maior volume de visitantes e leads.

Se quiser se aprofundar no tema de marketing e vendas, conheça também o nosso e-book Guia do Outbound Marketing para descobrir todos os diferenciais e vantagens de uma estratégia dedicada às vendas ativas!

RESUMINDO

Em uma estratégia de marketing e vendas, a conversão é uma métrica muito desejada e que traz um alto impacto para as metas e objetivos de negócio. Ao ponto em que é uma questão comum buscar por soluções para aumentar conversões. Essa é uma questão válida desde que a empresa tenha clareza sobre qual é a conversão desejada, e também como monitorar e avaliar essas atividades.

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