Para que uma empresa tenha cada vez mais sucesso no mercado, ela precisa acompanhar e direcionar os seus possíveis clientes desde o primeiro contato até a etapa final.
Afinal, a decisão da compra não é, em sua maioria, imediata, ou seja, há uma série de etapas, que passa desde o descobrimento e o reconhecimento do problema até a decisão final. E, se mostrar presente em cada uma dessas partes é primordial para que o cliente decida fechar negócio com a sua empresa.
Basicamente, todos os processos citados fazem parte do funil de vendas. A seguir, te explicaremos mais sobre ele e seus principais benefícios. Confira!
Funil de vendas é um modelo que permite mapear toda a jornada de compra do cliente, isto é, desde o primeiro contato até a etapa final, que é a venda do produto e/ou serviço.
Para ficar mais fácil de entender como funciona, veja quais são as etapas do funil de vendas:
Essa etapa é conhecida como a parte do aprendizado e da descoberta. Aqui, é o momento em que o possível cliente identifica que existe o seu produto e/ou solução. Isso porque, antes disso, ele nem mesmo sabia que existia essa demanda. Sendo assim, ele inicia as pesquisas em busca de mais informações.
Portanto, essa é a etapa de se mostrar como uma referência no assunto. Para isso, produza conteúdos de qualidade e que o ajude a diagnosticar mais rapidamente o problema.
Após passar pelo topo, o possível cliente se direciona para o meio, que é a etapa de reconhecimento do problema. Aqui, a pessoa em questão já leu bastante sobre o assunto e assim, reconheceu que necessita da demanda.
Sendo assim, após identificar o problema, ele começa a tentar encontrar métodos e técnicas para ajudá-lo. Nesse momento, provavelmente, você estará lidando com um lead, isto é, um contato que já interagiu com a sua empresa e assim, passou informações, como e-mail e telefone.
Uma boa estratégia nesse momento é fazer contatos personalizados e explicar exatamente o que a sua empresa pode oferecer. Pois, durante essa etapa, a pessoa sabe que precisa de soluções, mas ainda está em dúvidas de qual é a ideal.
Por fim, temos a etapa de fundo, que é a da decisão final. Nesse momento, se a sua empresa fez uma estratégia bem desenhada, o possível cliente já sabe que precisa de ajuda e, além disso, já reconhece a sua empresa como referência no mercado. Portanto, nessa etapa, ele só precisa do empurrãozinho final.
Ah, é possível que essa pessoa tenha outras empresas em mente, por isso, mostre os diferenciais da sua marca.
Adotar o funil de vendas na sua empresa trará diversos benefícios. A seguir selecionamos os principais, veja!
Quer garantir essas vantagens? Então, comece a aplicar o funil de vendas na sua empresa! Ah, e caso queira saber como conquistar novas oportunidades para iniciar esse processo, leia o seguinte texto: “Benefícios do Inbound Marketing para a aquisição de novos clientes.”
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