Para que consiga fazer sucesso com o marketing digital, é preciso se atentar a diversos aspectos, inclusive na avaliação dos resultados. Afinal, os indicadores são essenciais para que suas ações sejam otimizadas cada vez mais.
Realizar estratégias, porém não acompanhá-las é o grande erro de muitas empresas. Portanto, se tem essa atitude, mude imediatamente. Pois, é por meio da análise que conseguirá identificar os pontos de ajustes para serem aplicados.
E, se não souber o que analisar, fique tranquilo, pois este conteúdo é para você. Aqui, terá acesso ao que são as métricas e as principais para aplicar no seu dia a dia. Boa leitura!
Trata-se de indicadores, definidos por profissionais da área, usados para monitorar o progresso e a performance de ações realizadas em determinados períodos.
Sem dúvidas, fazer o acompanhamento de todas as estratégias é uma tarefa difícil, pois elas dão diversos insights. Portanto, para facilitar, o ideal é que escolha apenas os indicadores que mais fazem sentido para o sucesso do seu negócio.
É importante defini-las, pois após realizar a avaliação saberá em que vale a pena investir o capital da sua empresa, tornando assim, as suas estratégias mais assertivas.
Como citamos anteriormente, são diversos os indicadores que podem ser avaliados. Com isso, escolha os que fazem maior sentido para o objetivo do seu negócio. Portanto, para te auxiliar, selecionamos as principais métricas usadas. Confira!
Essa taxa é usada para que você verifique como está a interação do público com as publicações da sua marca na internet.
Sendo assim, podem ser avaliados diversos indicadores, como o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e muito mais.
Outra métrica muito importante de ser avaliada é a taxa de conversão, pois ela mostra a quantidade de pessoas que aceitaram a oferta proposta pela sua empresa.
Ficar atento a este indicador é importante para que se verifique o sucesso das suas estratégias. Ah, e lembre-se de que nem sempre a conversão é uma venda, por exemplo, pode ser baixar um e-book, clicar em um conteúdo do blog, etc.
Essa é a sigla, em português, para retorno sobre investimento. Essa métrica é usada para avaliar a lucratividade das suas campanhas.
Para calcular é bem simples, basta realizar a seguinte fórmula: (receita total – investimento)/ investimento. Se o resultado for igual a zero ou negativo, saiba que não é um bom sinal.
O custo por lead também deve ser avaliado, pois ele mostra o quanto a sua organização está gastando para conquistar novas oportunidades.
Para calcular, faça o levantamento de todos os custos e divida pela quantidade de leads gerados.
Sendo a sigla para custo de aquisição de clientes, essa métrica, como o próprio nome sugere, se refere ao valor que a marca gasta para conquistar novos consumidores.
Portanto, o cálculo para encontrar o valor é o investimento total dividido pelos novos clientes.
Lembrando que essas são apenas algumas das inúmeras métricas a serem analisadas!
Ah, caso queira saber mais sobre marketing, selecionamos o conteúdo que irá te ajudar, e muito, confira: “Tecnologia e marketing: a importância de integrar esses dois setores”.
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