Marketing e Vendas

Principais métricas de marketing digital!

Para que consiga fazer sucesso com o marketing digital, é preciso se atentar a diversos aspectos, inclusive na avaliação dos resultados. Afinal, os indicadores são essenciais para que suas ações sejam otimizadas cada vez mais.

Realizar estratégias, porém não acompanhá-las é o grande erro de muitas empresas. Portanto, se tem essa atitude, mude imediatamente. Pois, é por meio da análise que conseguirá identificar os pontos de ajustes para serem aplicados.

E, se não souber o que analisar, fique tranquilo, pois este conteúdo é para você. Aqui, terá acesso ao que são as métricas e as principais para aplicar no seu dia a dia. Boa leitura!

O que é métrica?

Trata-se de indicadores, definidos por profissionais da área, usados para monitorar o progresso e a performance de ações realizadas em determinados períodos.

Sem dúvidas, fazer o acompanhamento de todas as estratégias é uma tarefa difícil, pois elas dão diversos insights. Portanto, para facilitar, o ideal é que escolha apenas os indicadores que mais fazem sentido para o sucesso do seu negócio.

É importante defini-las, pois após realizar a avaliação saberá em que vale a pena investir o capital da sua empresa, tornando assim, as suas estratégias mais assertivas.

5 Principais métricas

Como citamos anteriormente, são diversos os indicadores que podem ser avaliados. Com isso, escolha os que fazem maior sentido para o objetivo do seu negócio. Portanto, para te auxiliar, selecionamos as principais métricas usadas. Confira!

  • Engajamento

Essa taxa é usada para que você verifique como está a interação do público com as publicações da sua marca na internet.

Sendo assim, podem ser avaliados diversos indicadores, como o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e muito mais.

  • Taxa de conversão

Outra métrica muito importante de ser avaliada é a taxa de conversão, pois ela mostra a quantidade de pessoas que aceitaram a oferta proposta pela sua empresa.

Ficar atento a este indicador é importante para que se verifique o sucesso das suas estratégias. Ah, e lembre-se de que nem sempre a conversão é uma venda, por exemplo, pode ser baixar um e-book, clicar em um conteúdo do blog, etc.

  • ROI

Essa é a sigla, em português, para retorno sobre investimento. Essa métrica é usada para avaliar a lucratividade das suas campanhas.

Para calcular é bem simples, basta realizar a seguinte fórmula: (receita total – investimento)/ investimento. Se o resultado for igual a zero ou negativo, saiba que não é um bom sinal.

  • CPL

O custo por lead também deve ser avaliado, pois ele mostra o quanto a sua organização está gastando para conquistar novas oportunidades.

Para calcular, faça o levantamento de todos os custos e divida pela quantidade de leads gerados.

  • CAC

Sendo a sigla para custo de aquisição de clientes, essa métrica, como o próprio nome sugere, se refere ao valor que a marca gasta para conquistar novos consumidores.

Portanto, o cálculo para encontrar o valor é o investimento total dividido pelos novos clientes.

Lembrando que essas são apenas algumas das inúmeras métricas a serem analisadas!

Ah, caso queira saber mais sobre marketing, selecionamos o conteúdo que irá te ajudar, e muito, confira: “Tecnologia e marketing: a importância de integrar esses dois setores”.

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