Inteligência Empresarial

Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados

Business Intelligence e Business Analytics: quais as diferenças e como são aplicados

 

Presentes em organizações que utilizam a cultura de dados a seu favor para extrair informações claras e precisas, auxiliando na tomada de decisões, os termos Business Intelligence e Business Analytics costumam gerar bastante confusão.

Por mais que os dois estejam ligados em como planejar, extrair, estruturar e avaliar os dados estratégicos de um determinado negócio, cada um desses conceitos tem um impacto diferente quando é aplicado na área de gestão.

Então, para aprimorar seus conhecimentos sobre BI e BA, continue a leitura e tire suas dúvidas sobre este assunto!

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence, ou BI, que ao ser traduzido para o português pode significar inteligência de negócios ou inteligência de mercado, possui como objetivo principal dar suporte para que as organizações criem e executem um planejamento estratégico através do uso de métricas e KPIs.

Ou seja, uma organização de pequeno, médio ou grande porte, possui seus processos, atividades e rotina de trabalho, certo? O Business Intelligence vem para otimizar e modernizar o dia a dia da equipe e trazer novos insights para se reinventar tanto interna quanto externamente, o que acaba criando um diferencial de negócio e gerando uma vantagem competitiva.

Dessa forma, é possível utilizar o BI para alavancar as técnicas operacionais, utilizar ferramentas que auxiliam na pesquisa de mercado e estudo de público-alvo, facilitando a gestão empresarial e tomando decisões mais assertivas.

Ao utilizar a inteligência assertiva a seu favor, é possível conhecer de maneira mais aprofundada o seu negócio e planejar estratégias baseadas em dados que possibilitem o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

O que é Business Analytics?

Já o Business Analytics, ou BA, também realiza a coleta de informações, porém o diferencial deste conceito é que ele possibilita tomar decisões baseadas em uma cultura Data Driven, onde vai além de somente olhar para os dados, mas sim saber quais analisar e como interpretá-los corretamente para criar estratégias futuras que estejam mais alinhadas e focadas em trazer bons resultados.

A partir de relatórios, análises qualitativas e quantitativas e outros demais elementos, é possível obter uma exploração mais aprofundada em diferentes pontos que sejam importantes para análise da organização. Um exemplo bem bacana que podemos utilizar para exemplificar o uso de BA é a própria Netflix, que utiliza diversos algoritmos para não somente criar séries que estejam alinhadas com o que seu público quer, como também recomendar conteúdos que se baseiam nas preferências dos usuários.

Viu só como cada termo pode atuar de maneiras diferentes em seu negócio? O grande ponto é que ambos são complementares e garantem o diferencial da sua empresa se forem aplicados corretamente.

Então, para não se confundir mais com os termos de BA e BI, lembre-se: Business Intelligence utiliza dados atuais para otimizar processos internos e/ou externos. Já o Business Analytics utiliza os dados que servirão como base para estratégias futuras.

E aí, gostou do assunto? Aproveite para ler também sobre: “Como aplicar Market Intelligence ao seu negócio”.

geeks

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago