Big data

O que é Small Data?

O que é Small Data?

A análise de dados vem transformando o modo como as empresas atuam. Afinal, atualmente, para ter destaque no mercado, é necessário que as organizações tomem as suas decisões baseadas em dados. Isso porque, com as informações necessárias, é possível ter ações mais estratégicas.

Nesse sentido, muito se fala sobre Big Data, que é uma área de conhecimento que busca coletar, tratar e analisar um grande volume de dados. Porém, além desse conceito, também existe o Small Data. Já ouviu falar?

Por mais que o termo seja menos conhecido, ele também poderá trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Portanto, se ainda não sabe sobre o tema, não se preocupe, pois abordaremos ao longo do conteúdo!

Conceito de Small Data

O termo significa “pequenos dados”. Sendo assim, diz respeito ao tratamento de uma quantidade menor de informações. Com isso, o que importa é a qualidade, e não o volume.

Sem dúvidas, ainda mais com a era da tecnologia, há uma imensa quantidade de dados disponíveis. Por esse motivo, tratar todos eles não é uma tarefa simples. Pensando nisso, o Small Data vem para mudar este cenário, no qual o conceito é analisar somente as informações que realmente poderão trazer significados reais para uma empresa.

Portanto, para colocar essa estratégia em ação, é preciso buscar dados personalizados. Sendo assim, muitas marcas realizam pesquisas com os próprios consumidores para chegar nas respostas desejadas. Aqui, os profissionais responsáveis buscam entender a realidade, os costumes e desejos da persona.

4 vantagens do Small Data

Agora que entendeu melhor sobre o que se trata o conceito, que tal aprender os seus benefícios? Confira a seguir!

  • Personalização: criar uma conexão personalizada com o cliente irá melhorar a sua experiência com a marca. Além disso, ter informações detalhadas da persona fará com que consiga criar os produtos certos para auxiliá-la.
  • Valor da marca: sabendo dos desejos e das necessidades dos possíveis consumidores, a sua marca conseguirá satisfazer o cliente, fazendo com que ele dê mais valor à empresa.
  • Decisões mais estratégicas: com uma análise de dados focada nos clientes, a sua organização conseguirá tomar decisões mais assertivas, uma vez que terá informações mais diretas e incisivas.
  • Facilidade em reunir dados: tratar um grande volume de dados nem sempre é uma tarefa simples. Portanto, com uma quantidade reduzida poderá analisá-los de forma prática.

E aí, que tal garantir todos esses benefícios para a sua empresa? Então, comece a aplicar o Small Data nas suas estratégias!

Conclusão

A análise de dados é uma ação fundamental para toda empresa que deseja ter sucesso no mercado. Afinal, essa técnica torna as decisões mais estratégicas e assertivas.

Pensando nisso, um conceito que pode auxiliar nesse momento é o Small Data, que, basicamente, se refere a uma coleta de informação mais personalizada. Afinal, há um contato direto com os consumidores para identificar os seus desejos, suas necessidades e muito mais.

Portanto, se quer dados mais diretos e incisivos para criar ações que vão garantir o seu destaque no mercado, coloque esse método em prática!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Agora, aproveite para acessar o nosso blog e ler outros conteúdos que vão contribuir para o sucesso da sua empresa!

geeks

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago