Marketing e Vendas

Qual a importância da higienização de dados para o seu negócio?

Você já deve estar cansado de saber que toda empresa precisa realizar a análise de dados, não é mesmo? Afinal, esse processo é primordial para garantir que uma companhia consiga basear suas estratégias em informações válidas e coerentes.

Porém, para garantir que os dados estejam prontos para a análise, é importante realizar a sua higienização, que é, basicamente, o processo de realizar, de fato, uma limpeza em todas as informações coletadas.

Você já conhece ou ouviu falar desse termo? Caso não, continue com a leitura que explicaremos mais sobre o conceito e os benefícios que ele proporciona!

O que é a higienização de dados?

A higienização de dados é um processo que consiste na limpeza de uma base de informações, garantindo que ela esteja totalmente pronta para a análise.

Entre as ações que são feitas nessa estratégia estão organizar todas as informações coletadas, (apagando dados duplicados, desnecessários e incorretos) e padronizá-las, a fim de que estejam válidas e atualizadas para que seja feita uma boa análise.

Normalmente, uma empresa recolhe dados de diversas fontes. Com isso, muitas delas são desestruturadas. Além disso, com o passar do tempo, também é preciso realizar o processo de higienização para eliminar informações antigas e desatualizadas.

Higienização de dados e os seus benefícios

Para que entenda a importância de realizar esse processo na sua empresa, selecionamos os principais benefícios que ele oferece. Veja a seguir!

  • Mantém os dados prontos para o uso: são diversas as informações coletadas diariamente. Portanto, para dar conta de realizar a análise, é primordial que os dados estejam atualizados e completos, situação que a higienização proporciona.
  • Evita erros: uma empresa que baseia as suas estratégias em “achismo” ou em dados antigos, tende a tomar decisões erradas. Por esse motivo, com a higienização das informações, não terá esse problema, evitando assim, possíveis erros.
  • Aumento da produtividade: ao ter informações organizadas e confiáveis, o acesso será facilitado, fazendo com que os colaboradores ganhem tempo.
  • Proporciona estratégias mais assertivas: a higienização de dados fará com que tenha informações confiáveis, fazendo com que suas decisões se tornem mais precisas.

E aí, já sabia dos benefícios que o processo de limpeza de informações proporciona? Ah, e saiba que além desses pontos positivos existem diversos outros. Por esse motivo, caso não tenha o costume de higienizar os dados da sua empresa, mude imediatamente esse cenário!

Conclusão

Muito mais do que avaliar os dados, uma empresa precisa se preocupar com a higienização deles. Afinal, é preciso garantir que todas as informações coletadas estejam prontas para a análise.

Sem o devido tratamento das informações, é possível que tome decisões erradas, levando em consideração dados incompletos, antigos e até mesmo incorretos. Por esse motivo, realize esse processo de limpeza no seu negócio, ok?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Agora, para que aprenda mais sobre a análise, garantindo o bom desempenho da sua empresa, selecionamos outro artigo para você: “4 tipos de análise de dados”. Boa leitura!

geeks

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago