Compliance

Compliance: o que é, seus benefícios e como colocar em prática!

Toda empresa deve conter regras, a fim de garantir o seu bom desenvolvimento. Isso porque, sejam internas ou legais, elas representam a padronização de processos, contribuindo para ações mais assertivas e eficientes.

Nesse sentido, a área responsável por garantir que todas as normas sejam cumpridas é o compliance, que, basicamente, segue à risca uma série de procedimentos para garantir sucesso em seu propósito.

Portanto, caso queira conhecer mais sobre o conceito deste termo, seus benefícios e como colocar em prática, basta continuar com a leitura do conteúdo!

O que é compliance?

A palavra vem do verbo, em inglês, “to comply”, que significa agir de acordo com um conjunto de regras. Sendo assim, no mundo corporativo não é diferente, pois também diz respeito ao cumprimento de normas, sejam elas legais ou internas.

Portanto, o compliance reúne um conjunto de procedimentos e técnicas que visam identificar e evitar possíveis condutas que ferem as normas de uma organização.

4 Benefícios do compliance

Para que consiga entender ainda mais sobre o termo, selecionamos os principais benefícios que ele proporciona. Veja abaixo!

  • Prevenção de riscos: o compliance além de seguir normas internas, também age conforme a legislação, evitando, por exemplo, possíveis fraudes e erros que podem comprometer até mesmo a existência da empresa;
  • Ajuda em parcerias de sucesso: ao realizar contato com outras empresas, o trabalho de compliance deve verificar se o parceiro realiza ilicitudes, evitando que se unam a organizações com práticas erradas;
  • Melhora da reputação: por não ter contato com atos ilícitos, seja direta ou indiretamente, a tendência é que tenha uma boa credibilidade no mercado;
  • Redução de custos: o cumprimento das regras irá evitar que a sua empresa tenha que arcar com custos devido a multas e outras penalizações.

Entre outros inúmeros benefícios. Por isso, se ainda não coloca essa estratégia em prática na sua organização, mude imediatamente para que conquiste esses e outros pontos positivos!

Compliance: como colocar em prática?

Confira a seguir 3 passos valiosos para colocar o compliance em prática na sua empresa:

  1. Conheça o seu negócio: além de estabelecer regras legais, busque conhecer bem a sua empresa para definir normas internas que façam sentido e que irão contribuir para o bom desenvolvimento da organização;
  2. Comunique a todos: sejam parceiros ou funcionários, todos devem ter conhecimento e respeitar as regras;
  3. Monitore os processos: além de informar as regras, também é preciso contar com profissionais específicos para que as monitore, garantindo que todos os colaboradores cumpram à risca o que foi estabelecido.

Siga esses três passos para que garanta o compliance da sua organização, pois essas simples ações irão aumentar o seu potencial de crescimento, proporcionando mais sucesso para os resultados!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que tenha aprendido bastante. Agora, aproveite a oportunidade para aplicar todo o conhecimento que recebeu ao longo do artigo.

Ah, e caso queira aprofundar ainda mais no tema, selecionamos outro material para você: “Principais erros ao implementar uma Política de Compliance”. Boa leitura!

geeks

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago