Como a Análise de Dados define quem compra e até quem paga

O varejo de 10 anos atrás não é o mesmo de hoje. As formas de consumo mudaram, a jornada do cliente se transformou e a concorrência ficou ainda mais acirrada. Assim como o varejo evoluiu, a inteligência de dados também não é mais a mesma. Hoje, quem não usa dados estratégicos para vender, perde espaço para quem já entendeu essa revolução.

Com o crescimento das compras online, pagamentos digitais e um consumidor cada vez mais exigente, a análise de dados se tornou o diferencial entre vender e perder uma oportunidade.

Mas você já parou para pensar no que realmente importa quando falamos de dados no varejo?

Por que a análise de dados é essencial no varejo?

No Brasil, a inadimplência atinge mais de 66 milhões de pessoas (dados do Serasa), e o varejo, que concede crédito o tempo todo, precisa se proteger de fraudes e prejuízos. A tomada de decisão baseada em dados permite minimizar riscos e aumentar a eficiência na concessão de crédito.

Afinal, você sabe quem são seus melhores clientes? Como personalizar ofertas para aumentar suas conversões? Como evitar golpes e prever riscos? Essas respostas estão nos dados.

O que o varejo pode descobrir com a análise de dados?

 Perfis de clientes: Saber quem compra, com que frequência e quais são seus hábitos de consumo. Identificar sua persona digital ou se é um cliente que não está presente nas redes sociais, ajudando a direcionar estratégias de comunicação.

Redução da inadimplência: Identificar padrões de comportamento e prever riscos antes de conceder crédito.

Prevenção de fraudes: Verificar a autenticidade de informações e evitar transações suspeitas.

Otimização de campanhas: Criar estratégias de marketing mais eficazes e segmentadas.

Big Data: o segredo para um varejo que acerta

Com o uso do Big Data, os varejistas podem tomar decisões baseadas em informações concretas, deixando os achismos no passado. Empresas que utilizam dados estratégicos conseguem aumentar suas vendas em até 20% e reduzir até 60% das perdas com fraudes e crédito mal concedido.

A Nova Vida TI tem 10 anos de expertise no mercado de dados, ajudando empresas do varejo a tomarem decisões mais inteligentes e seguras. Nosso compromisso é fornecer dados higienizados, atualizados e confiáveis para transformar informações em resultados reais.

Se você quer levar seu varejo para o próximo nível, comece com uma base sólida de dados.