O que é Data Driven Marketing?

 

Já estamos a algumas décadas vendo como as empresas adotam e se adaptam para utilizar as novas tecnologias. Se fala, inclusive, na transformação digital e seus efeitos em consumidores, empresas de todos setores e também nos formatos de relacionamento. Um ponto que acompanha todo este cenário é a distribuição de dados em todos estes meios digitais.

Quando utilizamos as redes sociais, fazemos algum cadastro, consultamos algum buscador, assistimos a um vídeo, clicamos em um anúncio ou fazemos uma compra, mesmo que offline, deixamos dados para trás – isso sem considerar todas informações que já são concentradas em órgãos e procedimentos públicos.

Mas o que isto significa para as empresas? Bem, muitos destes dados podem ser coletados para análise e para aplicação nas mais diversas estratégias, a exemplo do Data Driven Marketing. Neste artigo, vamos apresentar o conceito e como as empresas podem utilizar os dados em suas comunicações e também para vender.

O que significa Data Driven? 

A tradução mais próxima da expressão e significado de Data Driven seria algo como “direcionado por dados”. Em Data Driven Marketing, especificamente, falamos então no marketing orientado pelos dados, voltado para o ambiente digital mas também com aplicações offline. Como citamos na abertura do artigo, é possível coletar muitos dados sobre os hábitos de consumo das pessoas, além de seus perfis, localização, renda média e outras informações. 

Para o marketing, pensando em suas responsabilidades de comunicação e alinhamento com os objetivos de vendas, uma abordagem focada na utilização inteligente dos dados traz diversos benefícios e resultados, conforme descreveremos a seguir.

Por que investir em Data Driven Marketing? 

Existe um investimento para treinar seu pessoal, contratar ferramentas e adaptar os processos internos ao Data Driven Marketing, e é importante fazê-lo para obter resultados reais com a utilização dos dados. Alguns dos benefícios e resultados obtidos com esta estratégia são:

  • Obter pesquisas de mercado próprias para as necessidades do negócio;
  • Encontrar novos públicos e criar segmentações em suas bases de leads;
  • Direcionar investimentos em anúncios para os canais certos;
  • Implementar e validar outras estratégias de marketing, a exemplo do Outbound;
  • Qualificar leads B2B e B2C;
  • Identificar nichos para criação de novos produtos;
  • Validar informações de fornecedores e empresas parceiras, aumentando a segurança em suas atividades;
  • Otimizar tempo de tarefas e produtividade das equipes;
  • Escalonar e automatizar processos de marketing e vendas;
  • Aumentar o número das vendas e/ou o valor das vendas.

Mas afinal, como é feito o Data Driven Marketing? A principal diferença nesta estratégia é a utilização de ferramentas de inteligência de mercado, que oferecem funcionalidades diversas que cumprem com os quatro pontos indispensáveis ao trabalho com dados: Coleta, Tratamento, Armazenamento e Visualização. Além destes, a extração dos leads também é algo interessante para obter com a mesma solução. 

O primeiro passo para adotar esta estratégia você já deu, começando a conhecer seus diferenciais e benefícios. Mas enfim, o Data Driven Marketing é composto por diversas atividades e utiliza diversas ferramentas, sem dispensar também algumas abordagens já conhecidas dos profissionais  de marketing. Confira também o que é um CRM, ferramenta que complementa as estratégias do seu negócio.

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