A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado especial com esse aspecto é essencial. Afinal, é um dever da organização garantir a segurança dos dados.

Atualmente, informações pessoais têm um grande valor. Por esse motivo, há muitas chances de ataques a empresas para roubar esses dados. Sendo assim, todo cuidado é pouco para garantir a proteção necessária.

Pensando nisso, saiba que existem algumas práticas que poderão te ajudar a garantir a segurança dos dados de seus clientes. Quer conferir? Continue com a leitura!

Como ocorre a falha na segurança dos dados?

O vazamento de informações é um problema em que os dados sigilosos de uma empresa são expostos de forma pública ou vão para as mãos de terceiros, sem que a pessoa autorize.

Infelizmente, essa ação está se tornando cada vez mais comum com o uso da internet. Portanto, para garantir a proteção necessária, a sua empresa deve investir em uma série de procedimentos para evitar o vazamento.

No geral, são diversos os motivos que podem enfraquecer a segurança dos dados, fazendo com que eles sejam expostos de forma inadequada. Veja algumas possibilidades a seguir:

  • Senhas fracas;
  • Erros de funcionários;
  • Ações de funcionários ou ex-funcionários;
  • Furto de equipamentos que contenham informações sigilosas;
  • Erros nos sistemas de segurança.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos. Por esse motivo, é importante que tenha muita atenção com cada detalhe, garantindo a segurança máxima das informações.

Principais riscos de dados vazados

Assim como são diversas as formas de burlar a segurança para conseguir os dados, saiba que as motivações também são variadas. Afinal, essas informações podem ser usadas para diferentes finalidades. 

Para entender mais sobre os ricos do vazamento de dados, veja abaixo alguns dos perigos:

  • Furto de identidade: o hacker poderá usar as informações roubadas para abrir contas em seu nome, tentar invadir contas online, etc;
  • Prejuízos financeiros: outro perigo é utilizar os dados pessoais roubados para a criação de cartões de créditos e solicitação de empréstimos;
  • Chantagem: caso o hacker consiga dados sensíveis, ele poderá usar para chantagear a pessoa, seja para obter mais informações ou conseguir suborná-la, por exemplo.

Viu como pode ocasionar vários problemas? Por isso, siga todos os procedimentos possíveis para garantir a segurança dos dados!

Dicas para ter mais segurança

Quer garantir a segurança dos dados? Veja algumas recomendações abaixo!

  • Use softwares antivírus e antimalware, mas, para isso, busque por opções consolidadas e confiáveis;
  • Atualize com frequência o seu sistema operacional e demais softwares. Essa ação é ainda mais importante quando são liberadas novas funcionalidades de segurança;
  • Cuidado com os links que recebe, pois eles poderão carregar malwares no seu dispositivo. Por isso, só clique em informações confiáveis;
  • Opte por senhas que fujam do padrão, como data de nascimento e nome, pois isso evitará que descubram o seu acesso;
  • Mude suas senhas com frequência, a fim de que reduza as chances de elas serem invadidas.

E aí, gostou das dicas e do conteúdo? Esperamos que sim e que essas informações sejam úteis para garantir mais segurança aos dados da sua empresa! Agora, para ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog!

RESUMINDO

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]