Toda empresa sobrevive e opera com o apoio de alguns pilares. Inclusive, quanto maior é a empresa, maior também é o número de relacionamentos e interações com os chamados stakeholders. Talvez você não saiba o que é stakeholder por este nome, mas certamente entende quem eles são na relação com sua empresa e também os papéis desempenhados.
Por definição, stakeholders são indivíduos, entre pessoas e organizações, que são impactados pelo seu negócio e também influenciam em decisões e outras atividades de sua empresa. Uma tradução possível para stakeholder seria parte interessada. Na teoria, conhecê-los é importante pois cada um exige uma proposta de valor diferente, que deve estar prevista já no seu modelo de negócio.
Nos próximos tópicos vamos listar os stakeholders de uma empresa e você poderá identificar quais são as parcerias e relacionamentos essenciais para o sucesso do negócio.
Este público e seu interesse com sua empresa é bastante claro. Os clientes são influenciados tanto pela sua solução como também pela oferta proposta, a qualidade de produtos e serviços, a disponibilização em regiões diferentes, o atendimento, a cultura e os valores éticos do negócio, entre outros aspectos. Sendo um público externo à companhia, a única forma de monitorar clientes, suas interações e a percepção sobre sua empresa é através de pesquisas de mercado, fazendo o levantamento de dados que vão basear estratégias comerciais e de marketing.
Deste stakeholder, sua empresa pode esperar os mais diversos procedimentos de regularização, tributação e outras avaliações sobre a legalidade da empresa. Em troca, a empresa pode realizar suas vendas, negociar com parceiros e contratar.
Talvez um dos stakeholders mais esquecido, a comunidade se refere à vizinhança da sua empresa. Podemos citar o exemplo de uma empresa que faz o descarte irregular de esgoto ou de lixo, prejudicando toda a região ao redor e inclusive oferecendo riscos à saúde da comunidade local. A criação de emprego, a manutenção da região e também a proteção ambiental, além de uma conversa constante e honesta com a população, são as ações necessárias e relacionadas a este público.
Sendo um público interno, fica bem evidente como este stakeholder funciona e o que ele espera – e oferece – para seu negócio. Pensando nos seus colaboradores, segurança, reconhecimento, boa comunicação e a devida remuneração são os principais fatores para ter um bom relacionamento e também total apoio. Dependendo do seu setor e também porte da empresa, os sindicatos também constam como stakeholders da sua empresa.
Se uma empresa lança um novo produto, se está com problemas operacionais, fiscais ou financeiros, ou ainda se compra ou é adquirida por outra empresa, os acionistas serão impactados. Estes stakeholders fazem um investimento esperando alguma rentabilidade, logo é um público que estará atento e também demandando operações corretas.
E, por fim, outras empresas também são stakeholders do seu negócio. Os fornecedores são influenciados pelas oportunidades de negócio e pelas demandas alinhadas, sabendo que o relacionamento pode ser encerrado caso exista algum problema. Já seus distribuidores dependem da capacidade produtiva do negócio, além do alinhamento logístico, de marketing e também comercial.
Todos stakeholders podem ser monitorados e avaliados, justamente por refletirem na saúde de uma empresa e exigirem uma boa comunicação. Para isso, sua empresa pode utilizar ferramentas e relatórios que vão levantar dados sobre o mercado, os públicos e até as empresas que estão ligadas ao seu negócio.
Quanto ao tópico dos fornecedores, este ponto exige cuidados especiais. Entenda mais neste artigo sobre a gestão de fornecedores e conheça os fatores de segurança para este tipo de relacionamento.
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