Quem são os stakeholders de sua empresa?

 

Toda empresa sobrevive e opera com o apoio de alguns pilares. Inclusive, quanto maior é a empresa, maior também é o número de relacionamentos e interações com os chamados stakeholders. Talvez você não saiba o que é stakeholder por este nome, mas certamente entende quem eles são na relação com sua empresa e também os papéis desempenhados.

Por definição, stakeholders são indivíduos, entre pessoas e organizações, que são impactados pelo seu negócio e também influenciam em decisões e outras atividades de sua empresa. Uma tradução possível para stakeholder seria parte interessada. Na teoria, conhecê-los é importante pois cada um exige uma proposta de valor diferente, que deve estar prevista já no seu modelo de negócio.

Nos próximos tópicos vamos listar os stakeholders de uma empresa e você poderá identificar quais são as parcerias e relacionamentos essenciais para o sucesso do negócio.

Clientes

Este público e seu interesse com sua empresa é bastante claro. Os clientes são influenciados tanto pela sua solução como também pela oferta proposta, a qualidade de produtos e serviços, a disponibilização em regiões diferentes, o atendimento, a cultura e os valores éticos do negócio, entre outros aspectos. Sendo um público externo à companhia, a única forma de monitorar clientes, suas interações e a percepção sobre sua empresa é através de pesquisas de mercado, fazendo o levantamento de dados que vão basear estratégias comerciais e de marketing.

Governo

Deste stakeholder, sua empresa pode esperar os mais diversos procedimentos de regularização, tributação e outras avaliações sobre a legalidade da empresa. Em troca, a empresa pode realizar suas vendas, negociar com parceiros e contratar. 

Comunidade

Talvez um dos stakeholders mais esquecido, a comunidade se refere à vizinhança da sua empresa. Podemos citar o exemplo de uma empresa que faz o descarte irregular de esgoto ou de lixo, prejudicando toda a região ao redor e inclusive oferecendo riscos à saúde da comunidade local. A criação de emprego, a manutenção da região e também a proteção ambiental, além de uma conversa constante e honesta com a população, são as ações necessárias e relacionadas a este público.

Funcionários

Sendo um público interno, fica bem evidente como este stakeholder funciona e o que ele espera – e oferece – para seu negócio. Pensando nos seus colaboradores, segurança, reconhecimento, boa comunicação e a devida remuneração são os principais fatores para ter um bom relacionamento e também total apoio. Dependendo do seu setor e também porte da empresa, os sindicatos também constam como stakeholders da sua empresa.

Acionistas e investidores

Se uma empresa lança um novo produto, se está com problemas operacionais, fiscais ou financeiros, ou ainda se compra ou é adquirida por outra empresa, os acionistas serão impactados. Estes stakeholders fazem um investimento esperando alguma rentabilidade, logo é um público que estará atento e também demandando operações corretas.

Fornecedores e distribuidores

E, por fim, outras empresas também são stakeholders do seu negócio. Os fornecedores são influenciados pelas oportunidades de negócio e pelas demandas alinhadas, sabendo que o relacionamento pode ser encerrado caso exista algum problema. Já seus distribuidores dependem da capacidade produtiva do negócio, além do alinhamento logístico, de marketing e também comercial.

Todos stakeholders podem ser monitorados e avaliados, justamente por refletirem na saúde de uma empresa e exigirem uma boa comunicação. Para isso, sua empresa pode utilizar ferramentas e relatórios que vão levantar dados sobre o mercado, os públicos e até as empresas que estão ligadas ao seu negócio.

Quanto ao tópico dos fornecedores, este ponto exige cuidados especiais. Entenda mais neste artigo sobre a gestão de fornecedores e conheça os fatores de segurança para este tipo de relacionamento.

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