Todas as empresas possuem indivíduos ou grupos estratégicos com os quais se relaciona ou busca estabelecer parcerias para negócios. Estes são os chamados stakeholders, que podem afetar e também serem afetados, diretamente ou indiretamente, sobre a tomada de decisões importantes em um negócio ou mesmo projeto específico.
Já apresentamos em outro artigo como identificar os stakeholders das empresas. Nosso foco aqui será no levantamento de dados e avaliação das partes interessadas. O processo de análise de riscos é uma das iniciativas que ajudam diretamente no gerenciamento de stakeholders e no relacionamento de um modo geral. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.
O próximo passo após identificar quem são os stakeholders é realizar um mapeamento completo de todas as informações que afetem a sua empresa. Nesse ponto, basicamente, serão classificados em:
Stakeholders primários: público com influência direta sobre a empresa, como funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e gestores, que podem representar o papel de stakeholder que, de modos gerais, influencia ou é influenciado diretamente sobre decisões em ações específicas ou sobre o futuro dos negócios da empresa.
Stakeholders secundários: são todos aqueles que não tem ligação direta com a atividade econômica da empresa, mas que podem mobilizar a opinião pública como o governo, a imprensa, comunidades e outros agentes externos.
Com este mapeamento inicial, será possível avaliar os interesses, expectativas e também o nível de complexidade em cada um destes relacionamentos com stakeholders.
Por que avaliar stakeholders? O compliance adotado por empresas passa pela necessidade de identificar e mitigar riscos e, essencialmente, a avaliação de pessoas, empresas e outros grupos de interesse também são decisivos para o sucesso dos negócios.
Em linhas gerais, a avaliação de stakeholders tem por objetivo criar um plano de comunicação e interação entre a empresa e seus agentes internos e externos para uma abordagem em diferentes situações, sejam elas pontuais ou contínuas.
Existem diversas matrizes, tabelas e gráficos que consideram o grau de interesse do stakeholder, relevância e poder sobre a empresa, aspectos positivos e negativos e outros que servem como balizadores para o relacionamento e abordagem de stakeholders.
Seja para assinatura de um contrato com fornecedores, criação de uma campanha de marketing ou mesmo decisões relacionadas ao financeiro, selecionar fontes e extrair dados sobre stakeholders faz parte da rotina dos envolvidos na gestão de riscos em uma empresa.
Nestes casos, são utilizados relatórios e dossiês que têm como principal objetivo fundamentar qualquer tomada de decisão com base em dados estratégicos. De maneira geral, o trabalho começa com a pesquisa e seleção de quais e quantas fontes podem oferecer volume e qualidade de dados.
A partir daí, é necessário consolidá-los em um documento, e com a ajuda de ferramentas como a Plataforma Gênesis você pode organizar dados em dashboards personalizados e realizar o compartilhamento seguro com outros envolvidos na análise de riscos.
Gênesis é a plataforma desenvolvida pela Nova Vida TI para análise, diligência e gestão de riscos em empresas, ideal para o compliance e avaliação de stakeholders da sua empresa. Conheça o Gênesis e solicite uma demonstração.
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