Categories: Compliance

Saiba como encontrar dados e avaliar seus stakeholders

Saiba como encontrar dados e avaliar seus stakeholders

 

Todas as empresas possuem indivíduos ou grupos estratégicos com os quais se relaciona ou busca estabelecer parcerias para negócios. Estes são os chamados stakeholders, que podem afetar e também serem afetados, diretamente ou indiretamente, sobre a tomada de decisões importantes em um negócio ou mesmo projeto específico.

Já apresentamos em outro artigo como identificar os stakeholders das empresas. Nosso foco aqui será no levantamento de dados e avaliação das partes interessadas. O processo de análise de riscos é uma das iniciativas que ajudam diretamente no gerenciamento de stakeholders e no relacionamento de um modo geral. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

Mapeamento de stakeholders

O próximo passo após identificar quem são os stakeholders é realizar um mapeamento completo de todas as informações que afetem a sua empresa. Nesse ponto, basicamente, serão classificados em:

Stakeholders primários: público com influência direta sobre a empresa, como funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e gestores, que podem representar o papel de stakeholder que, de modos gerais, influencia ou é influenciado diretamente sobre decisões em ações específicas ou sobre o futuro dos negócios da empresa.

Stakeholders secundários: são todos aqueles que não tem ligação direta com a atividade econômica da empresa, mas que podem mobilizar a opinião pública como o governo, a imprensa, comunidades e outros agentes externos.

Com este mapeamento inicial, será possível avaliar os interesses, expectativas e também o nível de complexidade em cada um destes relacionamentos com stakeholders.

Avaliação de stakeholders

Por que avaliar stakeholders? O compliance adotado por empresas passa pela necessidade de identificar e mitigar riscos e, essencialmente, a avaliação de pessoas, empresas e outros grupos de interesse também são decisivos para o sucesso dos negócios.

Em linhas gerais, a avaliação de stakeholders tem por objetivo criar um plano de comunicação e interação entre a empresa e seus agentes internos e externos para uma abordagem em diferentes situações, sejam elas pontuais ou contínuas.

Existem diversas matrizes, tabelas e gráficos que consideram o grau de interesse do stakeholder, relevância e poder sobre a empresa, aspectos positivos e negativos e outros que servem como balizadores para o relacionamento e abordagem de stakeholders.

Ferramentas para avaliar stakeholders

Seja para assinatura de um contrato com fornecedores, criação de uma campanha de marketing ou mesmo decisões relacionadas ao financeiro, selecionar fontes e extrair dados sobre stakeholders faz parte da rotina dos envolvidos na gestão de riscos em uma empresa.

Nestes casos, são utilizados relatórios e dossiês que têm como principal objetivo fundamentar qualquer tomada de decisão com base em dados estratégicos. De maneira geral, o trabalho começa com a pesquisa e seleção de quais e quantas fontes podem oferecer volume e qualidade de dados.

A partir daí, é necessário consolidá-los em um documento, e com a ajuda de ferramentas como a Plataforma Gênesis você pode organizar dados em dashboards personalizados e realizar o compartilhamento seguro com outros envolvidos na análise de riscos.

Gênesis é a plataforma desenvolvida pela Nova Vida TI para análise, diligência e gestão de riscos em empresas, ideal para o compliance e avaliação de stakeholders da sua empresa. Conheça o Gênesis e solicite uma demonstração.

novavida

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago