Saiba como encontrar dados e avaliar seus stakeholders

 

Todas as empresas possuem indivíduos ou grupos estratégicos com os quais se relaciona ou busca estabelecer parcerias para negócios. Estes são os chamados stakeholders, que podem afetar e também serem afetados, diretamente ou indiretamente, sobre a tomada de decisões importantes em um negócio ou mesmo projeto específico.

Já apresentamos em outro artigo como identificar os stakeholders das empresas. Nosso foco aqui será no levantamento de dados e avaliação das partes interessadas. O processo de análise de riscos é uma das iniciativas que ajudam diretamente no gerenciamento de stakeholders e no relacionamento de um modo geral. Continue lendo para entender mais sobre o assunto.

Mapeamento de stakeholders

O próximo passo após identificar quem são os stakeholders é realizar um mapeamento completo de todas as informações que afetem a sua empresa. Nesse ponto, basicamente, serão classificados em:

Stakeholders primários: público com influência direta sobre a empresa, como funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e gestores, que podem representar o papel de stakeholder que, de modos gerais, influencia ou é influenciado diretamente sobre decisões em ações específicas ou sobre o futuro dos negócios da empresa.

Stakeholders secundários: são todos aqueles que não tem ligação direta com a atividade econômica da empresa, mas que podem mobilizar a opinião pública como o governo, a imprensa, comunidades e outros agentes externos.

Com este mapeamento inicial, será possível avaliar os interesses, expectativas e também o nível de complexidade em cada um destes relacionamentos com stakeholders.

Avaliação de stakeholders

Por que avaliar stakeholders? O compliance adotado por empresas passa pela necessidade de identificar e mitigar riscos e, essencialmente, a avaliação de pessoas, empresas e outros grupos de interesse também são decisivos para o sucesso dos negócios.

Em linhas gerais, a avaliação de stakeholders tem por objetivo criar um plano de comunicação e interação entre a empresa e seus agentes internos e externos para uma abordagem em diferentes situações, sejam elas pontuais ou contínuas.

Existem diversas matrizes, tabelas e gráficos que consideram o grau de interesse do stakeholder, relevância e poder sobre a empresa, aspectos positivos e negativos e outros que servem como balizadores para o relacionamento e abordagem de stakeholders.

Ferramentas para avaliar stakeholders

Seja para assinatura de um contrato com fornecedores, criação de uma campanha de marketing ou mesmo decisões relacionadas ao financeiro, selecionar fontes e extrair dados sobre stakeholders faz parte da rotina dos envolvidos na gestão de riscos em uma empresa.

Nestes casos, são utilizados relatórios e dossiês que têm como principal objetivo fundamentar qualquer tomada de decisão com base em dados estratégicos. De maneira geral, o trabalho começa com a pesquisa e seleção de quais e quantas fontes podem oferecer volume e qualidade de dados.

A partir daí, é necessário consolidá-los em um documento, e com a ajuda de ferramentas como a Plataforma Gênesis você pode organizar dados em dashboards personalizados e realizar o compartilhamento seguro com outros envolvidos na análise de riscos.

Gênesis é a plataforma desenvolvida pela Nova Vida TI para análise, diligência e gestão de riscos em empresas, ideal para o compliance e avaliação de stakeholders da sua empresa. Conheça o Gênesis e solicite uma demonstração.

RESUMINDO

leia também

agosto 25, 2021
target primário e secundário

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios   Não só […]
agosto 18, 2021
experiência do cliente

Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente

Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente   Todas empresas investem nas […]
agosto 11, 2021
gerenciar a equipe de vendas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas   Trabalhar remotamente, utilizando […]
agosto 4, 2021
Marketing Data Streaming

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]