Market Share é a participação de mercado de uma empresa e representa, em porcentagem, o volume de venda ou valores em relação a soma ou mesmo a cada um dos concorrentes do mesmo nicho. Sendo assim, aumentar o market share representa também crescer o faturamento e expandir os negócios.
Existem diversas estratégias com essa finalidade, que consideram a avaliação e investidas diretas contra concorrentes para aumentar a fatia de mercado, e outras são direcionadas por ações para a expansão do volume total do mercado consumidor. Em todas elas, o primeiro passo é calcular este indicador.
Então, existe melhor maneira de superar a concorrência e aumentar a participação de mercado? Veja estas dicas e saiba como elas podem ajudar você e sua empresa.
Aumentar vendas, realizar o ataque direto ou indireto à concorrência ou mesmo expandir o mercado de atuação fazem parte das ações voltadas para expansão dos negócios. É importante entender que o market share não é o objetivo em si, mas o guia para todas essas ações.
Sendo assim, seja qual for a estratégia escolhida, a análise de concorrentes e também do seu público-alvo, além da observância interna, devem fazer parte de todas as tomadas de decisões em busca da liderança do mercado.
Os clientes, ou seja, as vendas efetivadas por uma empresa, fazem parte do cálculo de market share. Para além das novas aquisições, é importante focar também no relacionamento do pós-venda.
O atendimento de qualidade é um requisito mínimo e, para superar a concorrência, é importante criar estratégias de fidelização que considerem o perfil do seu cliente ideal e como gerar valor sobre a percepção destes em relação ao seu negócio.
Atualmente, os canais digitais para comunicação representam um elo importante de ligação entre consumidores e marcas. Utilizá-los estrategicamente, estando presente e oferecendo suporte efetivo, faz parte das ações necessárias para o reconhecimento de valor.
Uma das maneiras de aumentar o market share de uma empresa, e principal alvo de profissionais e equipes de marketing e vendas, é a atração de novos consumidores para uma marca.
Entender o público-alvo é uma premissa para qualquer uma dessas ações, e otimizar as campanhas de marketing sobre os públicos de interesse pode ajudar a melhorar as taxas de conversão em oportunidades e vendas, desde que o planejamento estratégico seja construído com base em dados.
Realidade para todas as empresas deste século, o ambiente digital exige boas ferramentas para gerenciamento de leads e clientes. É importante, portanto, lançar mão de todas as possibilidades oferecidas nesse ambiente para identificar onde, quando e como encontrar e abordar o público de interesse e ainda avaliar concorrentes.
Soluções em big data contribuem para que este objetivo seja cumprido, por meio de ferramentas como a plataforma Next que permitem acessar, mapear e analisar o perfil e o comportamento dos públicos B2B, sejam concorrentes ou clientes, de empresas ativas e também inativas em todo o Brasil. Conheça uma das principais funcionalidades e entenda como funciona a geolocalização para qualificação de leads.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…