Geolocalização para qualificação de leads: como funciona?

 

Seus clientes estão no mercado, e existem muitas estratégias para encontrá-los e atingi-los com a comunicação adequada para seus objetivos de negócio. Uma das principais necessidades do time de marketing, compartilhada ainda com os departamentos de administração, produtos e vendas, é justamente conhecer onde esses consumidores vivem e também por onde circulam, se informam e quais pontos de vendas frequentam.

Esse tipo de pesquisa de mercado ficou bem mais simples com a ampla disponibilidade de ferramentas digitais que auxiliam nesse processo. Pensando especificamente na tarefa de localizar os clientes e potenciais parceiros de negócio, a tecnologia de geolocalização se tornou uma grande aliada das ferramentas de inteligência de mercado.

Celulares, computadores, smartwatches e até alguns equipamentos de automovéis constantemente registram a localização de usuários, não só pontualmente mas também por histórico. Esse tipo de informação é extremamente útil, para não dizer valioso, para empresas que querem aprimorar suas ações, e principalmente em marketing e vendas.

A geolocalização, inclusive, auxilia na pesquisa e qualificação de leads. Nos próximos tópicos, aprofundamos esse tema e como essa ferramenta pode ajudar seu negócio.

Geomarketing

Mesmo em abordagens mais tradicionais do marketing, conhecer a localização do público-alvo já era um elemento importante e utilizado principalmente em mídias e canais offline. Um exemplo clássico, mas já datado, é pensando nos outdoors. Até hoje, este tipo de mídia OOH (out-of-home) é pensado e implementado considerando a geolocalização do público e também dos pontos de interesse para a empresa anunciante. 

O conceito de geomarketing cobre estes tipos de ações, possíveis através do estudo de localização e também transporte e locomoção de possíveis clientes. Além das aplicações em OOH e mobiliário urbano, o geomarketing também já é utilizado digitalmente para abordagens e ações pontuais.

Por exemplo, ao identificar que o usuário viajou para outra cidade ou está visitando algum ponto turístico, é possível disparar mensagens para seu celular ou então começar a apresentar anúncios em redes sociais direcionando para atrações locais.

Geolocalização para qualificação de leads

Mas o nosso objetivo aqui é sobre a aplicação destes dados de localização para qualificar leads. Bem, a localização já pode ser utilizada desde a pesquisa e elaboração das listas de leads. Ferramentas como a plataforma Next conseguem mapear diversas oportunidades de negócio (B2B, no caso) por localização exata e ainda aplicar múltiplos filtros que aprofundam sua pesquisa. Quanto mais detalhada a sua pesquisa, melhor é a lista de leads obtida, justamente por se aproximarem do seu perfil de cliente ideal e por contarem com mais informações para dar início a qualificação dos leads.

Mais uma vez, vale reforçar que esse tipo de informação é útil não só para o marketing e as vendas, mas para todo o planejamento estratégico de um negócio, nas mais diversas áreas. 

A geolocalização para qualificação de leads e a pesquisa dos mesmos é apenas uma das funcionalidades do Next, uma solução da Nova Vida TI. Se sua empresa procura uma ferramenta de inteligência de mercado focada em dados, aproveite e nos conheça melhor solicitando uma demonstração gratuita do Next.

RESUMINDO

leia também

janeiro 25, 2021

Como atrair clientes B2B para sua empresa

  Como atrair clientes B2B para sua empresa   Conquistar oportunidades mais qualificadas para vendas […]
janeiro 22, 2021

Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar

  Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar   Equipes de marketing e […]
janeiro 20, 2021

O que é ICP (Ideal Customer Profile)?

  O que é ICP (Ideal Customer Profile)?   A área de vendas conta com […]
janeiro 19, 2021

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas   Em todos setores econômicos e para […]