Fraudes em empresas podem se tornar um problema estrutural quando não existem mecanismos internos capazes de identificar pontos que representem riscos à imagem e a sustentabilidade da corporação.
Portanto, faz-se necessário para todas as empresas, independentemente do porte, além de implementar ações de combate a fraudes empresariais, voltar a atenção também para a mitigação de riscos a roubos, desvios de informações, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e tantos outros tipos de delitos.
Na maioria dos casos de desvios de conduta, em mais de 80% deles, colaboradores e ex-colaboradores estão entre os principais responsáveis, mas também deve-se ter atenção em relação à terceiros. Veja, então, algumas dicas sobre como identificar e prevenir fraudes empresariais.
Para além da constituição de uma área responsável pelo código de conduta ética nas corporações, o compliance constitui-se de uma importante ferramenta de rastreio de oportunidades e fiscalização do cumprimento de todas as normas necessárias para a legalidade empresarial.
Através do mapeamento de riscos, que inclui identificar falhas nas estruturas de processos internos, é possível criar medidas antifraude que devem, por sua vez, fazer parte do dia a dia de todos os colaboradores. O exemplo de líderes nas organizações também contribui para a conscientização e disseminação das boas práticas de conformidade.
Neste ponto, é importante valorizar a comunicação e estabelecer canais abertos e sigilosos para denúncias sobre esquemas e outras ilicitudes, ou mesmo para sugestões para o aperfeiçoamento da política interna antifraude.
A investigação de empresas, realizada no âmbito interno, é realizada com intuito de identificar desvios de conduta e como eles acontecem dentro de uma organização. De acordo com o objetivo de cada empresa, é possível contratar auditorias nas áreas jurídica, financeira, tributária ou até mesmo o serviço de detetives particulares incorporados na rotina da empresa.
É fundamental que o processo investigativo seja conduzido por agentes externos, para garantir a imparcialidade e com que todos os pontos sejam expostos, inclusive, com os responsáveis, para tomadas de medidas cabíveis.
Vale a pena salientar que a auditoria empresarial não se aplica apenas quando existem fraudes ou para identificar risco de que elas aconteçam, mas também para celebração de contratos, processos de fusões e aquisições, ou seja, compra e venda entre empresas, e adequações à legislação trabalhista, tributária e afins.
É sensível a necessidade de estabelecer mecanismos internos para prevenção e controle de fraudes. Caso contrário, pode-se colocar em risco a reputação de uma empresa considerada sólida no mercado, além de representar prejuízos financeiros.
A avaliação destes riscos inicia no processo de contratação de colaboradores, nas negociações entre empresas e é contínuo em todas as operações que envolvem tomadas de decisões no ambiente corporativo. Neste cenário, a tecnologia para gestão de riscos de fraudes é uma aliada à gestores e executivos, com base na análise de dados e acesso seguro a informações sobre pessoas físicas e jurídicas.
Convidamos você a conhecer a plataforma Gênesis, solução criada pela Nova Vida TI especialmente para análise de risco e fraude. Solicite aqui uma demonstração.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…