Fraudes empresariais: como identificar e prevenir?

 

Fraudes em empresas podem se tornar um problema estrutural quando não existem mecanismos internos capazes de identificar pontos que representem riscos à imagem e a sustentabilidade da corporação.

Portanto, faz-se necessário para todas as empresas, independentemente do porte, além de implementar ações de combate a fraudes empresariais, voltar a atenção também para a mitigação de riscos a roubos, desvios de informações, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e tantos outros tipos de delitos.

Na maioria dos casos de desvios de conduta, em mais de 80% deles, colaboradores e ex-colaboradores estão entre os principais responsáveis, mas também deve-se ter atenção em relação à terceiros. Veja, então, algumas dicas sobre como identificar e prevenir fraudes empresariais.

Aplicação de Compliance

Para além da constituição de uma área responsável pelo código de conduta ética nas corporações, o compliance constitui-se de uma importante ferramenta de rastreio de oportunidades e fiscalização do cumprimento de todas as normas necessárias para a legalidade empresarial.

Através do mapeamento de riscos, que inclui identificar falhas nas estruturas de processos internos, é possível criar medidas antifraude que devem, por sua vez, fazer parte do dia a dia de todos os colaboradores. O exemplo de líderes nas organizações também contribui para a conscientização e disseminação das boas práticas de conformidade.

Neste ponto, é importante valorizar a comunicação e estabelecer canais abertos e sigilosos para denúncias sobre esquemas e outras ilicitudes, ou mesmo para sugestões para o aperfeiçoamento da política interna antifraude. 

Investigação empresarial

A investigação de empresas, realizada no âmbito interno, é realizada com intuito de identificar desvios de conduta e como eles acontecem dentro de uma organização. De acordo com o objetivo de cada empresa, é possível contratar auditorias nas áreas jurídica, financeira, tributária ou até mesmo o serviço de detetives particulares incorporados na rotina da empresa.

É fundamental que o processo investigativo seja conduzido por agentes externos, para garantir a imparcialidade e com que todos os pontos sejam expostos, inclusive, com os responsáveis, para tomadas de medidas cabíveis.

Vale a pena salientar que a auditoria empresarial não se aplica apenas quando existem fraudes ou para identificar risco de que elas aconteçam, mas também para celebração de contratos, processos de fusões e aquisições, ou seja, compra e venda entre empresas, e adequações à legislação trabalhista, tributária e afins.

Ferramentas para gestão de riscos

É sensível a necessidade de estabelecer mecanismos internos para prevenção e controle de fraudes. Caso contrário, pode-se colocar em risco a reputação de uma empresa considerada sólida no mercado, além de representar prejuízos financeiros.

A avaliação destes riscos inicia no processo de contratação de colaboradores, nas negociações entre empresas e é contínuo em todas as operações que envolvem tomadas de decisões no ambiente corporativo. Neste cenário, a tecnologia para gestão de riscos de fraudes é uma aliada à gestores e executivos, com base na análise de dados e acesso seguro a informações sobre pessoas físicas e jurídicas.

Convidamos você a conhecer a plataforma Gênesis, solução criada pela Nova Vida TI especialmente para análise de risco e fraude. Solicite aqui uma demonstração.

RESUMINDO

leia também

janeiro 27, 2021

Vendas B2B: o que não pode faltar na sua estratégia

  Vendas B2B: o que não pode faltar na sua estratégia   Vender é o […]
janeiro 25, 2021

Como atrair clientes B2B para sua empresa

  Como atrair clientes B2B para sua empresa   Conquistar oportunidades mais qualificadas para vendas […]
janeiro 22, 2021

Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar

  Cliente Ideal para venda: aprenda como e onde encontrar   Equipes de marketing e […]
janeiro 19, 2021

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas

Mitigação de riscos: entenda o conceito para empresas   Em todos setores econômicos e para […]