Seus clientes estão no mercado, e existem muitas estratégias para encontrá-los e atingi-los com a comunicação adequada para seus objetivos de negócio. Uma das principais necessidades do time de marketing, compartilhada ainda com os departamentos de administração, produtos e vendas, é justamente conhecer onde esses consumidores vivem e também por onde circulam, se informam e quais pontos de vendas frequentam.
Esse tipo de pesquisa de mercado ficou bem mais simples com a ampla disponibilidade de ferramentas digitais que auxiliam nesse processo. Pensando especificamente na tarefa de localizar os clientes e potenciais parceiros de negócio, a tecnologia de geolocalização se tornou uma grande aliada das ferramentas de inteligência de mercado.
Celulares, computadores, smartwatches e até alguns equipamentos de automovéis constantemente registram a localização de usuários, não só pontualmente mas também por histórico. Esse tipo de informação é extremamente útil, para não dizer valioso, para empresas que querem aprimorar suas ações, e principalmente em marketing e vendas.
A geolocalização, inclusive, auxilia na pesquisa e qualificação de leads. Nos próximos tópicos, aprofundamos esse tema e como essa ferramenta pode ajudar seu negócio.
Mesmo em abordagens mais tradicionais do marketing, conhecer a localização do público-alvo já era um elemento importante e utilizado principalmente em mídias e canais offline. Um exemplo clássico, mas já datado, é pensando nos outdoors. Até hoje, este tipo de mídia OOH (out-of-home) é pensado e implementado considerando a geolocalização do público e também dos pontos de interesse para a empresa anunciante.
O conceito de geomarketing cobre estes tipos de ações, possíveis através do estudo de localização e também transporte e locomoção de possíveis clientes. Além das aplicações em OOH e mobiliário urbano, o geomarketing também já é utilizado digitalmente para abordagens e ações pontuais.
Por exemplo, ao identificar que o usuário viajou para outra cidade ou está visitando algum ponto turístico, é possível disparar mensagens para seu celular ou então começar a apresentar anúncios em redes sociais direcionando para atrações locais.
Mas o nosso objetivo aqui é sobre a aplicação destes dados de localização para qualificar leads. Bem, a localização já pode ser utilizada desde a pesquisa e elaboração das listas de leads. Ferramentas como a plataforma Next conseguem mapear diversas oportunidades de negócio (B2B, no caso) por localização exata e ainda aplicar múltiplos filtros que aprofundam sua pesquisa. Quanto mais detalhada a sua pesquisa, melhor é a lista de leads obtida, justamente por se aproximarem do seu perfil de cliente ideal e por contarem com mais informações para dar início a qualificação dos leads.
Mais uma vez, vale reforçar que esse tipo de informação é útil não só para o marketing e as vendas, mas para todo o planejamento estratégico de um negócio, nas mais diversas áreas.
A geolocalização para qualificação de leads e a pesquisa dos mesmos é apenas uma das funcionalidades do Next, uma solução da Nova Vida TI. Se sua empresa procura uma ferramenta de inteligência de mercado focada em dados, aproveite e nos conheça melhor solicitando uma demonstração gratuita do Next.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…