Tratando do ambiente e das rotinas empresariais, muitos termos estrangeiros são adotados para descrever atividades, estratégias, objetivos e elementos característicos de um negócio. A expressão Market Share ganhou popularidade e ampla aplicação, mas nem todos a conhecem ou sabem da sua importância, principalmente nos objetivos de expansão de mercado.
Adiantamos que essa é uma porcentagem, tecnicamente uma taxa, que pode ser medida internamente em sua empresa e também por meios externos, utilizando consultorias e profissionais que possam mensurar e cobrir todos os fatores necessários. Também é possível calcular e consultar, através de ferramentas específicas, o market share de outras empresas.
Neste artigo, vamos explicar o que é Market Share e também como você pode calcular essa porcentagem e entender melhor o seu mercado e negócio. Vamos lá?
Na tradução direta, market share significa quota de mercado, porém a melhor tradução e aplicação da expressão é participação de mercado. O market share é a porcentagem de vendas de responsabilidade de uma empresa dentro do seu nicho e mercado específico. Assim, o market share representa a fração ou parte do mercado controlada pela empresa.
Conhecer o market share de um negócio é um ponto para análise e elaboração das mais diversas estratégias, a exemplo de planos de expansão de mercado, atividades de marketing, processos de pesquisa de leads B2B e planejamento de vendas, entre muitos outros pontos.
Como citamos, é viável calcular a participação da sua empresa e de qualquer outra, desde que os dados necessários estejam disponíveis. Entenda agora como é feito o cálculo do market share.
Para encontrar essa porcentagem, é necessário começar dividindo o valor total das vendas, ou a receita total da empresa dentro de um período, pelo total de vendas (ou receita) gerado por todo o setor no mesmo período avaliado.
Por essa característica, o market share é também uma métrica de negócio e KPI, um objetivo e indicador-chave para mensurar o sucesso da empresa. É recomendável calculá-lo dentro de um ano, um semestre ou ao menos um trimestre. Se o objetivo for comparar a sua empresa com concorrentes, considere o mesmo período também para evitar distorções.
A participação de mercado é um indicativo também do tamanho e do posicionamento de uma empresa. Inclusive, é possível encontrar também as expressões market share de valor e market share de volume. O primeiro se baseia exclusivamente no valor das vendas, logo representando a porcentagem dentro também de todo valor movimentado no mesmo mercado. Já sobre o volume, o market share analisa exclusivamente quantidades e unidades vendidas em comparação com toda a produção do setor. O cálculo se mantém o mesmo, dividindo o seu resultado sobre o resultado total do setor ou ramo.
Por fim, o Market Share é uma das métricas importantes tratando da inteligência de mercado. Ter dados corretos e atualizados, não só internos como também de outras empresas e dos setores econômicos, é o melhor meio para calcular todas métricas estratégicas e objetivos do seu negócio.
E, ao avaliar este ponto, pode ser interessante melhorar os valores obtidos. Saiba também como aumentar o Market Share de uma empresa.
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