Market Share: o que é e como calcular?

 

Tratando do ambiente e das rotinas empresariais, muitos termos estrangeiros são adotados para descrever atividades, estratégias, objetivos e elementos característicos de um negócio. A expressão Market Share ganhou popularidade e ampla aplicação, mas nem todos a conhecem ou sabem da sua importância, principalmente nos objetivos de expansão de mercado.

Adiantamos que essa é uma porcentagem, tecnicamente uma taxa, que pode ser medida internamente em sua empresa e também por meios externos, utilizando consultorias e profissionais que possam mensurar e cobrir todos os fatores necessários. Também é possível calcular e consultar, através de ferramentas específicas, o market share de outras empresas.

Neste artigo, vamos explicar o que é Market Share e também como você pode calcular essa porcentagem e entender melhor o seu mercado e negócio. Vamos lá?

O que é Market Share?

Na tradução direta, market share significa quota de mercado, porém a melhor tradução e aplicação da expressão é participação de mercado. O market share é a porcentagem de vendas de responsabilidade de uma empresa dentro do seu nicho e mercado específico. Assim, o market share representa a fração ou parte do mercado controlada pela empresa.

Conhecer o market share de um negócio é um ponto para análise e elaboração das mais diversas estratégias, a exemplo de planos de expansão de mercado, atividades de marketing, processos de pesquisa de leads B2B e planejamento de vendas, entre muitos outros pontos.

Como citamos, é viável calcular a participação da sua empresa e de qualquer outra, desde que os dados necessários estejam disponíveis. Entenda agora como é feito o cálculo do market share

Como calcular Market Share

Para encontrar essa porcentagem, é necessário começar dividindo o valor total das vendas, ou a receita total da empresa dentro de um período, pelo total de vendas (ou receita) gerado por todo o setor no mesmo período avaliado. 

Por essa característica, o market share é também uma métrica de negócio e KPI, um objetivo e indicador-chave para mensurar o sucesso da empresa. É recomendável calculá-lo dentro de um ano, um semestre ou ao menos um trimestre. Se o objetivo for comparar a sua empresa com concorrentes, considere o mesmo período também para evitar distorções.

A participação de mercado é um indicativo também do tamanho e do posicionamento de uma empresa. Inclusive, é possível encontrar também as expressões market share de valor e market share de volume. O primeiro se baseia exclusivamente no valor das vendas, logo representando a porcentagem dentro também de todo valor movimentado no mesmo mercado. Já sobre o volume, o market share analisa exclusivamente quantidades e unidades vendidas em comparação com toda a produção do setor. O cálculo se mantém o mesmo, dividindo o seu resultado sobre o resultado total do setor ou ramo.

Por fim, o Market Share é uma das métricas importantes tratando da inteligência de mercado. Ter dados corretos e atualizados, não só internos como também de outras empresas e dos setores econômicos, é o melhor meio para calcular todas métricas estratégicas e objetivos do seu negócio. 

E, ao avaliar este ponto, pode ser interessante melhorar os valores obtidos. Saiba também como aumentar o Market Share de uma empresa.

RESUMINDO

leia também

janeiro 18, 2021

Principais métricas de vendas para mensurar em sua empresa

  Principais métricas de vendas para mensurar em sua empresa   Quem acompanha as vendas […]
janeiro 15, 2021

Entenda o Custo de Aquisição de Clientes e saiba como melhorar essa métrica

  Entenda o Custo de Aquisição de Clientes e saiba como melhorar essa métrica   […]
janeiro 13, 2021

Por que definir um nicho de mercado para sua empresa

Por que definir um nicho de mercado para sua empresa   Quem quer começar um […]
janeiro 11, 2021

Somente 3% do mercado busca uma solução: entenda a Pirâmide de Chet Holmes

Somente 3% do mercado busca uma solução: entenda a Pirâmide de Chet Holmes   Conquistar […]