Se no decorrer da história e do desenvolvimento da humanidade passamos por diferentes eras, guiadas sempre por novos conhecimentos e tecnologias, no século 21 estamos em meio a Era da Informação.
Sendo assim, informações, mais do que nunca, são elementos valiosos para muitas finalidades – e através do Big Data a captação e disponibilização de informações é ainda mais rápida, ampla e confiável.
O próprio termo Big Data já é um amplo conhecido do público, mesmo que muitos não o entendam em sua totalidade. Nos próximos tópicos, trataremos sobre o que é Big Data e também listaremos os seus benefícios e algumas de suas aplicações mais usuais. Boa leitura!
Embora não tenha uma tradução exata, Big Data é um termo que se refere a uma grande quantidade de dados. O conceito surge e ganha aderência no mercado a partir de estudos na área de Tecnologia da Informação (TI), setor que acompanha de perto a alta quantidade de dados obtidos através da interação com sites, lojas online, cadastros, geolocalização, utilização de ferramentas diversas e muitas outras fontes.
Agora, além de representar uma quantidade de dados, Big Data se refere também à coleta e interpretação dos mesmos, afinal os dados em si precisam de uma tradução em informação ou insight para então terem aplicação prática.
Como citamos anteriormente, estamos na era da informação. Sendo assim, são diversos os dados que surgem diariamente, inclusive no mundo corporativo. E, para que uma empresa consiga ter sucesso, é primordial que ela consiga analisar essas informações.
Com isso, o Big Data se mostra essencial, pois ele contribui para a gestão de dados de alto volume, garantindo assim, que a sua empresa consiga não somente coletar, mas também aproveitá-los de forma que a organização seja beneficiada.
Pensando no futuro, o Big Data se tornará ainda mais importante para as companhias, uma vez que a tendência é que o mundo se torne ainda mais tecnológico, gerando assim, uma quantidade de dados maior.
Para ajudar na compreensão do que é Big Data, especialistas definiram os 5Vs que orientam a identificação e utilização dos métodos para análise de dados estruturados e não-estruturados (explicaremos adiante). São eles:
O volume de dados gerados atualmente está se tornando cada vez mais. Com isso, um dos grandes desafios que o Big Data tem que lidar é com esse número de informações.
Ah! E além dos humanos gerarem dados diariamente. Agora, objetos conectados à internet também estão contribuindo para esse aumento de informações, o que também abastece o Big Data.
Portanto, um dos princípios desse conceito é garantir o tratamento desses dados gerados, mesmo com o alto volume.
Mesmo com o grande volume, o tratamento desses dados deve ser realizado de forma rápida, não é mesmo? Afinal, é preciso ter velocidade para garantir uma competitividade no mercado.
Fazendo uma comparação, a velocidade se torna um fator mais importante até mesmo do que o volume. Isso porque, é melhor ter uma quantidade menor de informações em tempo real do que ter que esperar muito para receber diversos dados.
O mundo está se tornando cada vez mais dinâmico. Sendo assim, o que funciona agora, pode não dar certo amanhã. Portanto, a sua empresa deve estar sempre atenta para se antecipar às tendências.
Os dados estão presentes em diversos locais, como redes sociais, aplicativos, bancos de dados, etc. Sendo assim, o tratamento de dados deve conseguir lidar com toda essa variedade.
O que torna esse desafio ainda maior é que os formatos em cada local são distintos, fazendo assim com que não se tenha um padrão estabelecido.
Fazendo uma reflexão, com o surgimento de novas ferramentas, essa situação só tende a aumentar. Mas, saiba que mesmo com essa variedade, com o Big Data é possível coletar e processar essas informações de forma coerente.
Sem dúvidas, outro fator primordial deve ser a veracidade. Afinal, com o grande volume de informações, é preciso distinguir as que são verdadeiras das falsas.
Por fim, o último “V” se refere a valor, isto é, utilizar todas as informações recebidas em algo de valor para a sua organização. Afinal, não adianta ter um grande volume de dados se eles não servirem como algo importante para as decisões do seu negócio.
Portanto, o Big Data é muito mais do que a coleta de informações. Sendo assim, o conceito também se refere à parte do tratamento de dados.
Os dados estruturados são aqueles que possuem uma estrutura mais rígida e definida, com isso, são inflexíveis. Esse tipo possui um padrão pré-definido, sendo pensado antes mesmo de sua existência.
Já os não-estruturados são totalmente flexíveis, não tendo um padrão já definido. Nesse tipo, são usados diversos tipos de dados dentro de um todo. Um exemplo são as redes sociais, em que existem textos, vídeos e imagens.
Como já citamos no decorrer desse artigo, o Big Data tem grande utilidade para empresas e organizações públicas. Sendo assim, para que possa entender melhor, selecionamos algumas de suas principais aplicações. Veja a seguir!
Sabe quando a Netflix indica alguma série ou filme? Essa ação não é feita de forma aleatória. A plataforma faz essas personalizações de acordo com hábitos de interação com o aplicativo – horários de acesso, tempo de audiência e pesquisas. Além disso, outros dados que são avaliados são em relação ao formato e os assuntos que mais consome.
A partir dessa análise, é possível tornar o acesso à plataforma muito mais assertivo para o usuário, já que ele terá uma plataforma moldada de acordo com as suas preferências.
Para as empresas, o Big Data se mostra extremamente útil na contratação de novos funcionários. Isso porque, com a tecnologia, é possível avaliar rapidamente se os dados do candidato estão de acordo com a organização.
Essa função ajuda, e muito, para que as companhias evitem as más contratações — fator essencial para a redução de custos, por exemplo.
Outro ponto de aplicação do Big Data é que ele pode ser usado para que conheça melhor o seu público, ou seja, a partir dos dados coletados da experiência do usuário, é possível entender melhor as suas preferências e problemas.
Ter informações sobre gostos e dores é essencial para que a sua organização consiga produzir produtos e/ou serviços cada vez melhores e mais adequados à persona.
Com essas mudanças, baseadas em dados, a sua empresa conseguirá ter um resultado muito melhor, uma vez que atenderá exatamente o que a audiência deseja.
A sua empresa está se comunicando com um homem ou uma mulher? São jovens? Qual a etnia?
Ter essas informações em mente é importante para que consiga otimizar o marketing da sua organização. Isso porque, conseguirá criar ações que sejam mais atrativas para o público que deseja captar.
Cada tipo de audiência se comunica de forma diferente. Portanto, obter informações sobre o nicho de pessoas que deseja atrair é uma estratégia assertiva para que consiga adequar melhor a elas.
Agora que entendeu algumas das principais aplicações do Big Data, está na hora de colocar essa estratégia em ação na sua empresa para garantir diversos benefícios. Ah, e não se esqueça que essas são apenas algumas das inúmeras funcionalidades do Big Data!
A seguir selecionamos os benefícios de se utilizar essa estratégia. Veja!
Gostou dos benefícios? Ah, e saiba que essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que a solução oferece.
E, tenha em mente que independentemente da área ou do porte da sua organização, o Big Data poderá contribuir para auxiliar nos seus resultados. Afinal, toda empresa que se baseia em dados para tomar as suas decisões, têm maiores chances de sucesso. Portanto, se ainda não usa a solução na sua empresa, comece agora mesmo!
O digital está se tornando cada vez mais presente na nossa rotina. Sendo assim, devido a essa situação, o número de informações produzidas também está aumentando.
Portanto, encontrar uma solução capaz de realizar a análise e a interpretação de todos esses dados é essencial. Pois, a partir dos insights gerados, a sua empresa conseguirá otimizar ainda mais as estratégias.
Nesse sentido, como viu ao longo do texto, o Big Data é a ferramenta ideal. Pois, ele consegue, de forma eficiente e ágil, interpretar um grande volume de informações.
Ah! E caso queira continuar aprendendo mais sobre esse conceito e como aplicá-lo na sua empresa, leia o conteúdo que selecionamos para você: Big Data para empresas: onde e como usar?
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