O que é Big Data: conceito e aplicações

 

Se no decorrer da história e do desenvolvimento da humanidade passamos por diferentes eras, guiadas sempre por novos conhecimentos e tecnologias, no século 21 estamos em meio da Era da Informação. Informações, mais do que nunca, são elementos valiosos para muitas finalidades – e através do Big Data a captação e disponibilização de informações é ainda mais rápida, ampla e confiável.

O próprio termo Big Data já é um amplo conhecido do público, mesmo que muitos não o entendam em sua totalidade. Nos próximos tópicos, trataremos sobre o que é Big Data e também listar algumas de suas aplicações mais usuais. Boa leitura!

Definição de Big Data

Embora não tenha uma tradução exata, Big Data é um termo que se refere a uma grande quantidade de dados. O termo surge e ganha aderência no mercado a partir de estudos na área de Tecnologia da Informação (TI), setor que acompanha de perto a alta quantidade de dados obtidos através da interação com sites, lojas online, cadastros, geolocalização, utilização de ferramentas diversas e muitas outras fontes.

Agora, além de representar uma quantidade de dados, Big Data se refere também à coleta e interpretação dos mesmos, afinal os dados em si precisam de uma tradução em informação ou insight para então terem aplicação prática.

Os 5Vs do Big Data

Para ajudar na compreensão do que é Big Data, especialistas definiram os 5Vs que orientam a identificação e utilização dos métodos para análise de dados estruturados e não-estruturados. São eles:

  • Volume: Ponto mais óbvio, se refere justamente a alta quantidade de dados coletados automaticamente, a todo momento, e disponibilizados dentro de sistemas próprios e bases públicas ou privadas.
  • Variedade: Que se refere justamente aos múltiplos meios de coleta dos dados, o que permite o enriquecimento de bases de dados, o cruzamento para checagem e validação e mais métodos que se aproveitam de informações mais aprofundadas.
  • Velocidade: Novamente, o Big Data se diferencia também pela velocidade na coleta e disponibilização desses dados. Depois de encontrados, a velocidade na criação de filtros e na elaboração de visualizações também conta. Até aqui, estes são os 3 pontos mais essenciais do Big Data.
  • Veracidade: Com veracidade, fica fácil entender que o objetivo é contar com dados confiáveis, que não levem ao erro ou a interpretações distorcidas, e que também respeitem elementos como a privacidade pessoal, protegida pela LGPD.
  • Valor: Por fim, é importante que todos estes dados para análise tenham algum valor para os objetivos da empresa ou organização que está trabalhando com Big Data. O valor se mede pela capacidade de extrair informações úteis e também necessárias na tomada de decisão.

Principais aplicações

Como já citamos no decorrer desse artigo, o Big Data tem grande utilidade para empresas e organizações públicas. Um exemplo muito fácil de entender é o da Netflix e de outros serviços de streaming. A partir dos seus hábitos de interação com o aplicativo – horários de acesso, tempo de audiência, pesquisas – e também pelo seu consumo de formatos e temas específicos, tudo é convertido em dados que são interpretados e utilizados para personalizar a plataforma para cada usuário, de forma constante e também privilegiando o que é popular entre o seu ciclo de convivência.

Para empresas, o Big Data ainda pode dar apoio nos relatórios e planejamentos de novas operações, no lançamento de produtos e na elaboração de ações de marketing, além de ajudarem em diversos pontos do processo de vendas.

Tudo isso é viável pela utilização de ferramentas de TI e demais processos digitais que cumprem com a captação, organização e interpretação de dados, com a transformação em informações relevantes mais tarde. Leia também onde e como utilizar Big Data para empresas.

RESUMINDO

leia também

agosto 25, 2021
target primário e secundário

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios   Não só […]
agosto 18, 2021
experiência do cliente

Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente

Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente   Todas empresas investem nas […]
agosto 11, 2021
gerenciar a equipe de vendas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas   Trabalhar remotamente, utilizando […]
agosto 4, 2021
Marketing Data Streaming

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]