Todo negócio deve avaliar seus resultados de tempos em tempos, com atenção a todos departamentos e também como forma de acompanhar seus objetivos. Vender é, provavelmente, o objetivo mais comum, logo existem centenas de métricas de vendas que devem ser acompanhadas e registradas em relatórios. O Custo de Aquisição de Clientes, mais chamado de CAC, é um destes números que sempre devem ser levantados e investigados.
Esta métrica está relacionada aos seus processos e estratégias de marketing e de vendas. Como a própria aquisição de novos clientes é uma responsabilidade compartilhada entre departamentos, os custos partem também dos dois orçamentos e entregam a mesma coisa: vendas.
O CAC, então, é a métrica que indica o valor investido para conquistar um cliente, praticamente como o preço que sua empresa está pagando em marketing, vendas, produto, logística e afins para fechar uma venda. A expressão do CAC é um valor monetário, e a seguir vamos explicar como você pode calculá-lo, no que os valores implicam e como você pode melhorar o resultado dessa métrica.
Boa leitura!
Então, vamos lá: como fazer o cálculo do CAC? Essa é uma métrica que, na maioria dos casos, será calculada manualmente. Mas nem precisa se preocupar, a conta é bem simples e vamos ilustrar o passo a passo a seguir.
Primeiro, considere um período para comparação. Então, dentro dele, você deve encontrar e somar todos os investimentos feitos para adquirir novos clientes – ou seja, os custos de marketing e vendas, e talvez de mais alguns setores dependendo da organização interna em seu negócio.
O próximo passo é pegar o número de clientes que fecharam vendas no mesmo período. Com os dois valores, você fará a divisão de todos os custos sobre o número de clientes.
Simples, não?
Se uma empresa, em um mês, investiu R$ 5.000 em Marketing Digital e R$ 10.000 no departamento de vendas, levando ao fechamento de 30 vendas, seu CAC é de R$ 500.
E aí, você acha este um valor alto, justo ou bastante baixo? O valor do CAC sempre deve ser avaliado considerando a régua da própria empresa, afinal grandes negócios têm maior poder de investimento e também maior alcance de mercado. Sem investir em marketing e em melhorias no produto, também fica mais difícil conquistar novos clientes, e muitos outros fatores podem diminuir ou aumentar o Custo de Aquisição.
Um CAC com valores menores é mais atrativo, certo? Então, temos algumas dicas rápidas que podem ser avaliadas para melhorar esta taxa.
Enfim, o CAC é uma métrica importantíssima para acompanhar dentro dos objetivos de vendas, mas não é a única. Veja também quais são as principais métricas de vendas para mensurar em sua empresa.
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