Principais métricas de vendas para mensurar em sua empresa

 

Quem acompanha as vendas de uma empresa precisa se atentar a todos processos, ferramentas e tarefas distribuídos internamente. Um ponto importante para acompanhar os resultados e também medir a efetividade de suas ações de vendas é monitorar algumas métricas específicas.

As métricas de vendas se concentram em dados obtidos justamente pelos seus vendedores e por ferramentas utilizadas para auxiliar neste processo. Elas devem ser avaliadas de tempos em tempos para saber se tudo está correndo bem e o que pode ser melhorado ou ajustado. 

Confira na lista as principais métricas de vendas para acompanhar em sua empresa.

Números de leads, oportunidades e clientes

Estas métricas são bem simples, concorda? Acompanhar os números totais de leads, oportunidades ou prospects e também de clientes já dá uma visão ampla sobre os resultados obtidos pelos times de marketing e vendas. 

Os números devem ser acompanhados dentro de períodos específicos, como semanas, meses, conjuntos de meses e também de forma comparativa todos os anos. Apenas atente-se para o fato de que os números podem ser alterados e/ou influenciados por muitos fatores, por isso essa métrica não pode ser o único ponto acompanhado pelos gestores e time de vendas.

Taxas de Conversão

Quando o seu time comercial utiliza ferramentas e estratégias que acompanham o funil de vendas, é interessante monitorar justamente as taxas de conversões entre cada etapa do funil. Essa métrica complementa perfeitamente os números totais que acabamos de citar. 

A sua própria plataforma de marketing deve apresentar estas métricas. Registre-as também de tempos em tempos para avaliar quais tipos de ações trazem melhores resultados ou impactam negativamente nas taxas. 

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O CAC é uma métrica que acompanha para entender se as suas ações de marketing e vendas estão saindo muito caras. O Custo de Aquisição de um cliente é medido somando os investimentos em marketing e vendas para então dividir o valor pela quantidade de clientes no mesmo período. O resultado, tecnicamente, é o valor investido para conquistar um único cliente, logo resultados muito altos não são nada atrativos.

Ciclo de venda

Essa é uma métrica um pouco diferente. O ciclo de venda representa o tempo médio que sua empresa está levando desde o primeiro contato com um lead até o fechamento da venda. É natural que existam casos com ciclos curtos, levando 7 dias para a conclusão do processo, e outros muito mais longos, principalmente nas chamadas vendas complexas e nas negociações B2B. 

Ticket Médio

O ticket médio é uma métrica relacionada aos seus produtos e soluções. Ele se refere ao valor médio das vendas fechadas, aplicado em cada cliente. Empresas que têm apenas uma oferta tem um ticket médio fixo, afinal todos clientes fecham a mesma compra. Quando existem muitos produtos e, consequentemente, muita variedade nos valores fechados, é necessário tirar uma média pelo menos dentro de um período ou perfil de cliente mais específico.

Lifetime Value (LTV)

Já o LTV é uma das métricas mais interessantes pensando também no relacionamento com sua base de clientes. Ela corresponde ao valor total que um cliente vai investir em seu negócio durante todo o relacionamento, ligada justamente a ofertas de assinaturas e vendas recorrentes. Você consegue encontrar o LTV somando todas as compras feitas dentro do tempo do relacionamento estimado.

É claro que existem adaptações para cada negócio, além de outras dezenas de métricas que podem ser acompanhadas em relatórios extraídos em tempo real. Tratando das vendas, confira também o que não pode faltar em uma estratégia de vendas B2B.

RESUMINDO

leia também

maio 10, 2021

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?

Como preparar seu time de vendas para uma estratégia de Outbound Marketing?   Depois que […]
maio 7, 2021

Dicas de como elaborar um relatório de vendas

Dicas de como elaborar um relatório de vendas Você sabe o que é um relatório […]
maio 5, 2021
Leads pré-qualificados

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia

Leads pré-qualificados: como eles podem complementar sua estratégia   Empresas que contam com alguma estratégia […]
maio 3, 2021
Big Data nas empresas

Mitos e verdades sobre Big Data nas empresas

Grandes, médias e até mesmo pequenas empresas, em algum momento, terão de colocar o tema […]