Garantir a conformidade dos processos e posturas adotadas por colaboradores em uma empresa, diante das mais diversas e complexas leis e normas, é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado.
Para isso, são aplicados procedimentos de compliance com o suporte de ferramentas que permitam alinhar a conformidade à cultura das organizações. Parte desses procedimentos dizem respeito aos relacionamento com o agentes internos e externos, a fim de garantir trocas pautadas pela transparência.
Conheça, a seguir, os 4Ks do compliance e o significado de cada um deles.
KYE é a sigla para o termo em inglês que pode ser traduzido em “Conheça seu Funcionário”. Este procedimento tem por objetivo principal garantir a segurança na relação entre colaboradores e empresas, já desde a fase de recrutamento e seleção.
Os riscos que podem ser evitados com os procedimentos de KYE envolvem fraudes financeiras, desvios de informações estratégicas e outros pontos que possam representar prejuízos ao caixa e à reputação da empresa diante o mercado.
Além da análise de currículos e histórico, é importante reforçar a cultura e o código de ética da empresa através de treinamentos e promover ações de fiscalização interna sobre seu cumprimento.
Já o KYP refere-se aos procedimentos de conformidade direcionados a sócios e outros parceiros de negócios. “Conheça seu Parceiro” tem a finalidade de verificar a regularidade nos âmbitos fiscal, jurídico, ambiental e econômico, e busca dar suporte à tomada de decisões e no fechamento de novos negócios.
Para avaliação de riscos, nestes casos, são realizadas diligências prévias que consistem no levantamento e investigação em fontes públicas de informações sobre o histórico de empresas e stakeholders, o que pode incluir matérias jornalísticas no Brasil e exterior, por exemplo. Tratando-se de acordos societários, é importante considerar se são envolvidas Pessoas Expostas Politicamente (PEP).
Procedimentos de KYC – ou Conheça Seu Cliente – são mais comuns para empresas que prestam serviços ou tem algum tipo de relação financeira direta que pode representar riscos como fraudes e lavagem de dinheiro. Neste caso, o objetivo é verificar a veracidade de informações fornecidas sobre a identidade de clientes.
Neste caso, o levantamento de informações pode incluir pesquisas mais ou menos complexas, como as realizadas em buscadores como o Google ou ferramentas com dados sobre o histórico de crédito, por exemplo.
Os procedimentos de KYS são aplicados para avaliar se os fornecedores de uma empresa também estão alinhados ao programa de conformidade. Isso porque o histórico negativo de envolvimento com atos ilícitos, assim como qualquer outro agente interno ou externo, também implica sobre a imagem da empresa.
Assim como o KYP, o processo de “Conheça seu Fornecedor” se baseia na Diligência Prévia de terceiros para verificar a existência de problemas como infração de direitos trabalhistas ou multas ambientais, pendências com o fisco, esquemas de corrupção, entre outros.
Implementar os procedimentos de compliance demanda o preparo de equipes e também a escolha certa por ferramentas de suporte à tomada de decisões. Acesse este outro material para conhecer as ferramentas para auditoria e monitoramento do seu negócio.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…