Estratégias de marketing e vendas necessitam de dados para definir, segmentar e analisar o público-alvo. Sem essas informações, as ações de comunicação e relacionamento com potenciais clientes – e também consumidores fidelizados – podem não ter insumos suficientes para alcançar os resultados desejados.
Neste artigo, selecionamos 4 entre as principais variáveis de segmentação de público que podem ser aplicadas ao planejamento e nortear decisões importantes para construção de campanhas de marketing, pesquisas para abordagens de prospects e outras fundamentais para a inteligência de mercado nas empresas. Conheça-as e saiba como aplicá-las.
Em primeiro lugar, a compreensão sobre o público-alvo passa pelo entendimento sobre onde essas pessoas ou empresas, em modelos de negócio B2B, estão, ajudando a traçar estratégias com base em informações demográficas sobre esse público.
Através da segmentação por geolocalização, empresas de todos os setores podem se beneficiar ao entender quantos são, onde estão e quem são os potenciais clientes da sua empresa ou produto. Os dados sobre a densidade e outros fatores demográficos influenciam diretamente sobre a tomada de decisões em relação, por exemplo, a quantidade e direcionamento de investimentos em mídia, implantação de filiais ou pontos de vendas, etc.
O nicho de mercado é outra variável importante quando falamos em negócios B2B. Isso porque é fundamental, para empresas que tem como principal objetivo estabelecer relações comerciais com outras, entender qual é o tamanho deste mercado e quem são os principais players e, também, concorrentes.
A partir do mapeamento e análise das empresas que compõem o nicho de mercado, a qualificação de leads e prospects torna-se mais efetiva, pois será realizada com base em informações reais sobre potenciais clientes, válidas também quando o interesse são as vendas diretas a consumidores.
Ainda sobre o público-alvo B2B, outro filtro de segmentação estratégico para tomada de decisões é o mapeamento da situação em que se encontram as empresas de interesse, a partir de informações disponíveis em fontes públicas de consulta.
A plataforma Next, nossa solução em inteligência de mercado como exemplo de ferramenta que dispõe de funcionalidades para segmentar e analisar qualquer público-alvo, oferece filtros com dados empresariais que permitem verificar desde o CNAE destas empresas, o faturamento ou ainda se permanecem ativas ou inativas, dentre outras informações.
Durante a fase de pesquisa sobre o público-alvo, os dados mapeados contribuem para que as equipes de marketing e vendas atuem de maneira estratégica, sempre com foco em maneiras eficientes de qualificar potenciais consumidores.
Para vendas B2B, entender quem são os decisores (agentes internos) e também quais são as empresas relacionadas, ajuda a compreender o ecossistema e, desta maneira, criar soluções eficientes para captura e abordagem de leads.
Essas foram apenas algumas das variáveis para segmentação e análise de público que podem ser combinadas e gerar novos insights valiosos para suas estratégias. Não deixe de conferir este outro artigo para entender o que é enriquecimento de dados e suas aplicações em um negócio.
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