4 variáveis para segmentar e analisar seu público-alvo

 

Estratégias de marketing e vendas necessitam de dados para definir, segmentar e analisar o público-alvo. Sem essas informações, as ações de comunicação e relacionamento com potenciais clientes – e também consumidores fidelizados – podem não ter insumos suficientes para alcançar os resultados desejados.

Neste artigo, selecionamos 4 entre as principais variáveis de segmentação de público que podem ser aplicadas ao planejamento e nortear decisões importantes para construção de campanhas de marketing, pesquisas para abordagens de prospects e outras fundamentais para a inteligência de mercado nas empresas. Conheça-as e saiba como aplicá-las.

Localização geográfica

Em primeiro lugar, a compreensão sobre o público-alvo passa pelo entendimento sobre onde essas pessoas ou empresas, em modelos de negócio B2B, estão, ajudando a traçar estratégias com base em informações demográficas sobre esse público.

Através da segmentação por geolocalização, empresas de todos os setores podem se beneficiar ao entender quantos são, onde estão e quem são os potenciais clientes da sua empresa ou produto. Os dados sobre a densidade e outros fatores demográficos influenciam diretamente sobre a tomada de decisões em relação, por exemplo, a quantidade e direcionamento de investimentos em mídia, implantação de filiais ou pontos de vendas, etc.

Nicho de Mercado

O nicho de mercado é outra variável importante quando falamos em negócios B2B. Isso porque é fundamental, para empresas que tem como principal objetivo estabelecer relações comerciais com outras, entender qual é o tamanho deste mercado e quem são os principais players e, também, concorrentes.

A partir do mapeamento e análise das empresas que compõem o nicho de mercado, a qualificação de leads e prospects torna-se mais efetiva, pois será realizada com base em informações reais sobre potenciais clientes, válidas também quando o interesse são as vendas diretas a consumidores.

Faturamento e saúde financeira

Ainda sobre o público-alvo B2B, outro filtro de segmentação estratégico para tomada de decisões é o mapeamento da situação em que se encontram as empresas de interesse, a partir de informações disponíveis em fontes públicas de consulta.

A plataforma Next, nossa solução em inteligência de mercado como exemplo de ferramenta que dispõe de funcionalidades para segmentar e analisar qualquer público-alvo, oferece filtros com dados empresariais que permitem verificar desde o CNAE destas empresas, o faturamento ou ainda se permanecem ativas ou inativas, dentre outras informações.

Agentes internos e externos

Durante a fase de pesquisa sobre o público-alvo, os dados mapeados contribuem para que as equipes de marketing e vendas atuem de maneira estratégica, sempre com foco em maneiras eficientes de qualificar potenciais consumidores.

Para vendas B2B, entender quem são os decisores (agentes internos) e também quais são as empresas relacionadas, ajuda a compreender o ecossistema e, desta maneira, criar soluções eficientes para captura e abordagem de leads.

Essas foram apenas algumas das variáveis para segmentação e análise de público que podem ser combinadas e gerar novos insights valiosos para suas estratégias. Não deixe de conferir este outro artigo para entender o que é enriquecimento de dados e suas aplicações em um negócio.

RESUMINDO

leia também

agosto 4, 2021
Como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]
julho 28, 2021
Práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios   Os gestores mais atentos já sabem […]
julho 21, 2021
Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B   Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia […]
julho 14, 2021
defesa do Consumidor e LGPD

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?   A Lei Geral de Proteção […]