Data Science é a chamada ciência de dados. Embora a prática de coleta e análise de dados não seja nenhuma novidade, nesta era da informação e das conexões ultra rápidas Data Science se faz uma necessidade nos negócios e na academia. Mais do que nunca, hoje temos ferramentas e processos claros para transformar Big Data em informações valiosas para investigação e tomada de decisão. E além destas ferramentas e estratégias, já contamos também com profissionais de Data Science.
Mas afinal, quem são eles? Existe alguma formação específica para trabalhar com dados? Quais cargos esse profissional pode ocupar em uma empresa? Detalhamos todas estas questões nos próximos tópicos, confira!
De partida, é entendido que um profissional desta área tem alguma formação na área de Tecnologia da Informação, ou relacionadas. Todo o trabalho com ciência de dados é dentro de sistemas digitais, mas também não dispensa pensamento analítico e crítico, além de outras habilidades como estatística, lógica, programação, etc.
Profissionais de Data Science podem ser contratados por empresas, principalmente médias e grandes voltadas aos mais diversos setores, ou ainda trabalharem no formato de prestação de serviço ou consultoria. Seus conhecimentos também são bem aproveitados em ONGs e institutos de pesquisa, além da própria área acadêmica e no treinamento de mais profissionais.
Além do uso e tratamento de dados, as carreiras em Data Science se voltam também para a aplicação de Big Data em novas tecnologias, com destaque a Inteligência Artificial (IA ou Ai, no inglês) e o machine learning, aprendizado da máquina.
Embora exista o cargo cientista de dados (data scientist), nem sempre o profissional é contratado sobre este nome, sem contar as inúmeras especializações, responsabilidades e tarefas que podem ser atribuídas ao time.
Para uma mesma estratégia, existem muitas atribuições possíveis. Dentro da ciência de dados, é possível encontrar os seguintes profissionais e cargos:
Entre outros que dividem responsabilidades e tarefas ligadas à coleta de dados, configuração e criação de ferramentas, monitoramento dos resultados, tratamento e cruzamento das informações, entre diversas outras rotineiras ou mais aprofundadas.
Voltando ao tema de formação, existem múltiplas graduações, cursos técnicos e especializações voltadas para a área. Mas para além das habilidades aprendidas com tais cursos, existem as chamadas soft skills esperadas dos cientistas de dados. Estas são habilidades adquiridas com experiência, a exemplo da interpretação e tradução dos dados, boa comunicação, pensamento analítico, bom gerenciamento do tempo, etc.
Para concluir, temos que alinhar também o fato de que os dados estarão presentes em diversos departamentos e demandas. Desde produtos, logística, finanças, RH e marketing, entre outros, todos vão precisar de ao menos uma informação ou ferramenta relacionada aos dados. Ferramentas e processos organizados são essenciais para ter sucesso com as estratégias deste tipo.
Entenda mais sobre Data Science e suas aplicações em Business Intelligence.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…