Mensurar o tamanho do mercado – ou market size – é uma das atitudes mais importantes no ambiente empresarial. Trata-se de uma das iniciativas que fazem parte do estudo de mercado, considerando aspectos qualitativos e quantitativos sobre o público-alvo, concorrência, tipo de produto ou serviço ofertados e por aí vai.
Como sempre destacamos, a importância dos dados para mensuração de mercado deve ser prioridade pois serve como suporte para tomada de decisões que impactam diretamente sobre o desempenho na atração, qualificação e retenção de consumidores em potencial para uma empresa, assim como na rentabilidade e lucro.
Dito isso, vamos a algumas dicas de como você e sua equipe podem mensurar o mercado com as ferramentas certas.
O primeiro passo é saber quantos são, onde estão e quem são os seus potenciais consumidores. Isso começa com a pesquisa de público-alvo que contempla o mapeamento de características sobre esses que podem vir a se tornar leads, prospects e clientes.
Com a definição da persona e do ICP em mãos, essa pesquisa acontece orientada por insights e métricas reais sobre o negócio. Somado a isso, as ferramentas de pré-qualificação contribuem para filtrar o público-alvo em acordo com as características desejadas pela sua empresa.
Neste ponto, são levantados dados demográficos como localização geográfica, sexo, idade, renda média e outros que servirão como suporte para inteligência de mercado e as ações desenvolvidas pela empresa na abordagem e relacionamento com o público.
Os concorrentes também fazem parte da mensuração sobre o mercado e não devem ser negligenciados nas análises. Sabe-se que os nichos sofrem variações e, dependendo da quantidade e porte dos concorrentes, é necessário direcionar esforços para posicionar sua empresa no mercado, visando aumentar o market share.
Para encontrá-los, é importante filtrá-los pelo nicho de atuação, porte, faturamento e, assim, determinar sua participação no mercado e construir estratégias para superá-los, por meio de projeções e estimativas, tendo como base os dados de mercado.
O dimensionamento do tamanho do mercado pode ser feito através da metodologia que considera segmentações para análise. Uma destas é a metodologia TAM-SAM-SOM, que corresponde às fatias possíveis de serem atingidas por uma empresa. A seguir, a explicação para estas siglas:
Para todos os procedimentos anteriores que correspondem a mensuração do mercado e a participação da sua empresa, é fundamental contar com dados válidos para garantir uma análise mais assertiva.
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