Saiba como mensurar o seu mercado com as ferramentas certas

 

Mensurar o tamanho do mercado – ou market size – é uma das atitudes mais importantes no ambiente empresarial. Trata-se de uma das iniciativas que fazem parte do estudo de mercado, considerando aspectos qualitativos e quantitativos sobre o público-alvo, concorrência, tipo de produto ou serviço ofertados e por aí vai.

Como sempre destacamos, a importância dos dados para mensuração de mercado deve ser prioridade pois serve como suporte para tomada de decisões que impactam diretamente sobre o desempenho na atração, qualificação e retenção de consumidores em potencial para uma empresa, assim como na rentabilidade e lucro.

Dito isso, vamos a algumas dicas de como você e sua equipe podem mensurar o mercado com as ferramentas certas. 

Mapeie os clientes em potencial

O primeiro passo é saber quantos são, onde estão e quem são os seus potenciais consumidores. Isso começa com a pesquisa de público-alvo que contempla o mapeamento de características sobre esses que podem vir a se tornar leads, prospects e clientes.

Com a definição da persona e do ICP em mãos, essa pesquisa acontece orientada por insights e métricas reais sobre o negócio. Somado a isso, as ferramentas de pré-qualificação contribuem para filtrar o público-alvo em acordo com as características desejadas pela sua empresa.

Neste ponto, são levantados dados demográficos como localização geográfica, sexo, idade, renda média e outros que servirão como suporte para inteligência de mercado e as ações desenvolvidas pela empresa na abordagem e relacionamento com o público.

Considere os concorrentes

Os concorrentes também fazem parte da mensuração sobre o mercado e não devem ser negligenciados nas análises. Sabe-se que os nichos sofrem variações e, dependendo da quantidade e porte dos concorrentes, é necessário direcionar esforços para posicionar sua empresa no mercado, visando aumentar o market share.

Para encontrá-los, é importante filtrá-los pelo nicho de atuação, porte, faturamento e, assim, determinar sua participação no mercado e construir estratégias para superá-los, por meio de projeções e estimativas, tendo como base os dados de mercado.

Entenda o TAM-SAM-SOM

O dimensionamento do tamanho do mercado pode ser feito através da metodologia que considera segmentações para análise. Uma destas é a metodologia TAM-SAM-SOM, que corresponde às fatias possíveis de serem atingidas por uma empresa. A seguir, a explicação para estas siglas:

  • Total Available Market (TAM) ou Mercado Total corresponde à toda a demanda do mercado, seja de produtos ou serviços. Sendo assim, considera-se o volume de vendas e o ticket médio para calculá-lo. Apesar de não ser atingível, serve como base para a próxima segmentação.
  • Serviceable Available Market (SAM) ou Mercado Endereçável corresponde a parcela de mercado atingível geograficamente por uma empresa e acompanha indicadores de crescimento do mercado e também de especificidades do produto ou serviço.
  • Serviceable Obtainable Market (SOM) ou Mercado Acessível considera a segmentação anterior com uma previsão mais realista para vendas. Neste caso, entram na conta todas as influências externas para que se possa identificar e focar os investimentos no público-alvo ideal. 

Valide os dados

Para todos os procedimentos anteriores que correspondem a mensuração do mercado e a participação da sua empresa, é fundamental contar com dados válidos para garantir uma análise mais assertiva.

Conte com a plataforma Next para diversificar as fontes de pesquisa e concentrar as segmentações em relatórios personalizáveis. Ainda não conhece essa solução? Entenda como funciona essa ferramenta para inteligência de mercado com estes 4 diferenciais.

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