Segmentar é sinônimo de separar e filtrar, e quando o assunto são as estratégias de inteligência de mercado, marketing e vendas, para atração e relacionamento com potenciais clientes, podemos atribuir o status de públicos segmentados.
Na prática, segmentar públicos é um recurso importante para lidar com um universo de consumidores que, entre si, compartilham ou diferenciam-se por certas características. A segmentação de públicos, portanto, é uma ferramenta presente nas pesquisas de mercado, na criação de campanhas direcionadas para potenciais clientes e também na comunicação com a base de leads.
A seguir, expandimos algumas possibilidades para que você saiba onde e como utilizar tais públicos nas suas estratégias. Confira!
O conceito de inteligência de mercado diz respeito à pesquisa e a análise de dados que poderão ser aplicados no planejamento de ações de relacionamento com os diferentes públicos de uma empresa. Em suma, a principal finalidade dessas ações é aperfeiçoar as estratégias de comunicação.
Dessa maneira, a segmentação de públicos é um dos instrumentos utilizados por profissionais para concentrar os esforços necessários para identificar e se relacionar com os seus verdadeiros potenciais consumidores, sem tentar “abraçar o mundo” de uma só vez. Com isso, é possível otimizar recursos e garantir mais assertividade de equipes envolvidas com a tomada de decisões nas empresas.
Para gerar novas oportunidades de negócios, é importante investir em um processo de vendas que esteja muito bem alinhado com as expectativas de resultados e todas as etapas correspondentes para a atração, captação, qualificação e relacionamento com os leads e prospects, ou seja, com sua base de contatos.
Trabalhar com a segmentação de públicos na prospecção ativa, de acordo com os perfis socioeconômicos, localização geográfica, profissão, cargo e outros dados sobre hábitos e interesses, ajuda a direcionar as estratégias de pesquisa e abordagem para conquistar leads mais qualificados e com maior potencial de aquisição de produtos e serviços.
Parte do funil de vendas, o relacionamento com a base de leads faz parte das ações para qualificação daqueles que estão mais ou menos propensos a realizar uma aquisição. Dessa forma, trabalhar com públicos segmentados, principalmente através de ferramentas como lead scoring, contribui para identificar quando e como abordar o contato da base.
Além de direcionar o envio de comunicações, o lead scoring serve para qualificar o lead de acordo com o perfil e também com as interações dele com a sua empresa. Com o suporte de ferramentas de automação, é possível qualificá-los (ou não) para uma abordagem pela equipe de vendas.
O lead scoring, como apresentado no tópico anterior, é apenas uma das diferentes ferramentas de segmentação de públicos. Partindo da ideia de agrupamento, os filtros de segmentação também permitem localizar, com base em características desejadas, todos os contatos que correspondem a determinado perfil.
O primeiro passo para conquistar uma segmentação de públicos com qualidade é ter bem definido qual (ou quais) perfil de pessoas você deseja atingir com as suas estratégias. Neste outro conteúdo que pode te ajudar a defini-los, explicamos qual a diferença entre Público-alvo, persona e ICP.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…