Plataformas de inteligência de mercado para usar na sua empresa

 

Ao tomar decisões relacionadas aos diferentes públicos de uma empresa, a inteligência de mercado, quando aplicada no planejamento estratégico, oferece uma visão ampla e mais assertiva sempre baseada em dados.

Mais do que restrita a uma única área, a conduta de guiar a análise de dados na inteligência competitiva é uma cultura que pode ser absorvida para direcionar todas as decisões que podem influenciar no futuro do negócio.

Pensando em duas áreas de relacionamento importantes para empresas e que estão ligadas ao processo comercial e como as plataformas para inteligência de mercado podem contribuir, criamos este artigo com algumas soluções. Confira!

Como escolher uma plataforma de dados

Coletar, extrair, gerenciar e analisar dados se torna uma tarefa mais ágil, e nem por isso menos complexa, quando são utilizadas plataformas de dados. Em todos os casos, além da garantia de segurança e qualidade dos dados ofertadas pelas plataformas, é necessário observar algumas características importantes na hora de escolher qual a melhor para sua necessidade, seja qualificar leads para vendas ou gerenciar riscos em processos de fusões e aquisições.

Durante a decisão de contratar esse tipo de ferramenta para inteligência de mercado, considere que será necessário escolher e reunir dados em diversas fontes. Considere também a facilidade para visualização dessas informações coletadas, uma vez que a função da plataforma deve incluir dashboards e relatórios personalizados para sua análise.

Como saber disso tudo antes de contratar uma plataforma de dados? Basta solicitar uma demonstração aplicada à realidade da sua empresa e como ela poderá ser utilizada no dia a dia no trabalho dos profissionais e equipes. A seguir, falamos sobre algumas dessas aplicações.

Marketing e vendas

A prospecção e qualificação de leads, ou potenciais clientes, para as áreas de marketing e vendas são decisivas para o fechamento de novos negócios. Sendo assim, é possível mapear os públicos de interesse e consultar dados que auxiliam na identificação de oportunidades e na argumentação para o discurso no processo de vendas.

É importante que a plataforma ofereça fontes para pesquisa com dados relevantes e atualizados sobre prospects, em uma interface que facilite o acesso durante a coleta e extração. Essas e outras funcionalidades para inteligência de mercado em marketing e vendas fazem parte da Plataforma Next, da Nova Vida TI.

Compliance 

Inteligência de mercado, além de estratégias para mapeamento e aquisição de novos públicos, pode ser um conceito ampliado para o compliance, uma vez que lida diretamente com a análise do mercado. Nesse sentido, as plataformas digitais que possibilitam executar tarefas para gestão de riscos, diligências prévias e outros tipos de coletas de informações estratégicas também contribuem para a otimização de tarefas nessa área.

Para criar e gerenciar relatórios e dossiês no dia a dia, os profissionais, equipes e gestores envolvidos conseguem ter mais agilidade na troca de informações e, assim, desempenhar suas tarefas com mais eficiência e controle sobre as operações. Oferecemos essas e outras soluções em compliance na Plataforma Gênesis.

Solicite uma demonstração das plataformas da Nova Vida TI e entenda como podemos revolucionar seus processos baseados em big data. Fale com nossos consultores.

RESUMINDO

leia também

abril 9, 2021

Como fazer a prospecção de clientes em vendas B2B

Como fazer a prospecção de clientes em vendas B2B   Neste outro artigo aqui do […]
abril 7, 2021

Como montar uma equipe de profissionais Outbound mais eficiente?

Como montar uma equipe de profissionais Outbound mais eficiente?   Estruturar uma equipe comercial é […]
abril 5, 2021

Ferramentas para mitigação de riscos em empresas

Ferramentas para mitigação de riscos em empresas   As estratégias de mitigação de riscos devem […]
abril 2, 2021

Como estruturar o procedimento de compliance KYC na sua empresa

Como estruturar o procedimento de compliance KYC na sua empresa   A gestão de riscos […]